Usiminas abre inscrições para 38ª edição do Projeto Xerimbabo

Nesta edição, o programa recebe o projeto Ciclo Cênico – Arte em Movimento. Programação traz espetáculo A Máquina do Tempo, contação de histórias, workshops de danças urbanas, maquiagem e jogos cênicos

Por Plox

12/10/2023 06h45 - Atualizado há 9 meses

Meio ambiente, sustentabilidade, arte e cultura marcam a nova edição do Projeto Xerimbabo, que acontece entre os dias de 18 de outubro a 11 de novembro, no Centro de Biodiversidade da Usipa. Em 2023, o Xerimbabo recebe o projeto Ciclo Cênico Arte em Movimento, que apresenta o espetáculo teatral "A Máquina do Tempo", contação de histórias e os workshops de danças urbanas, jogos cênicos e maquiagem. A iniciativa conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Foto: Divulgação 

 

Professores e alunos, associações, entidades, ONGs, empresas, famílias e outros grupos poderão visitar o espaço e participar das atividades, gratuitamente, de terça a domingo, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio. As inscrições para participação da comunidade serão semanais, abrindo toda terça, a partir das 9h. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo link: https://usiminas.com/xerimbabo. As sessões de quinta-feira vão contar com intérpretes de Libras.

Foto: Divulgação 

 

As atividades do Xerimbabo começam com a visita pelo Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), que há 60 anos dedica-se à conservação e perpetuação das espécies silvestres, em especial da região do Vale do Aço, ao lazer consciente e à educação ambiental. Para André Chaves, diretor de Sustentabilidade da Usiminas, a realização de mais uma edição do Xerimbabo reforça o compromisso da empresa com a educação ambiental para toda a comunidade. “O Xerimbabo é um dos programas de educação ambiental mais longevos no país, com quase quatro décadas de atuação contínua, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental de alunos e da comunidade. Neste ano, além da tradicional visita ao Cebus, vamos promover atividades que trarão importantes reflexões acerca da vocação do Xerimbabo, que é promover preservação ambiental de forma lúdica e educativa para escolas e população”, afirma.

Atividades lúdicas

Como parte da visita, os participantes assistem ao espetáculo “A Máquina do Tempo”, em que uma trupe de artistas mambembes viaja em seu mágico carroção, interpretando as três cientistas Drª. Sabe Tudo, Drª. Explica Tudo e Drª. Questiona Tudo. Elas voltam ao passado para tentar impedir um incêndio que devastou uma reserva florestal. O elenco do espetáculo conta com Bárbara Pavione, Daniela Alves, Diego Martins e Mari Antonacci, com direção cênica e dramaturgia de Claudinei de Souza e direção de produção de Marilda Lyra.

Dentro da programação do Ciclo Cênico Arte em Movimento para o projeto Xerimbabo, será realizada a contação de histórias “O Monstro das Cores”, com a personagem Ariella, nos dias 25 e 26/10 (quarta às 8h e 13h e quinta às 8h, 13h e 15h). Confusa sobre suas emoções, Ariella vai contar com a ajuda da plateia para desvendar o mistério e vencer a charada do monstro das cores.

Nos dias 21 e 28/10 (sábado), às 9h e 14h, o Workshop de Danças Urbanas, ministrado por Sílvio Martins, apresenta noções de ritmo, improvisação, planos de movimento e deslocamento. A atividade é voltada para crianças a partir de 10 anos e adolescentes. Nos dias 28/10 e 4/11 (sábados), 9h, e 29/10 e 5/11, (domingos) às 14h, Rômulo Amaral comanda o Workshop de Maquiagem e apresenta noções importantes para maquiagem cênica e social, mostrando truques simples para o dia-a-dia. A atividade é voltada para adolescentes e adultos. O Workshop de Jogos Cênicos será nos dias 4 e 5/11, às 9h e 14h, com o ator Pedro Barroso. Por meio de jogos e brincadeiras lúdicas, a atividade proporciona aos participantes momentos de integração, ocupação de espaço, ritmos, dentre outros. Podem se inscrever crianças a partir de 10 anos.

SERVIÇO

38º Projeto Xerimbabo Usiminas - Ciclo Cênico Arte em Movimento

  • 18/10 a 11/11
  • Visitas gratuitas de terça a domingo de 8h às 17h (somente com agendamento)
  • Centro de Biodiversidade da Usipa (Av. João Cláudio Teixeira Sales, 801, Horto, Ipatinga/MG)
  • Inscrições para comunidade: toda terça a partir das 9h: https://usiminas.com/xerimbabo
Destaques