Em Belém, Lula participa da romaria fluvial do Círio de Nazaré

Procissão reúne centenas de embarcações

Por Plox

12/10/2024 12h08 - Atualizado há 9 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na manhã deste sábado (12) na romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém (PA), parte das festividades dedicadas a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

 

Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente participou do ato litúrgico ao colocar a imagem da santa no barco principal da procissão, que é conduzido pela Marinha do Brasil. O cortejo, com cerca de 400 embarcações, percorreu 18 quilômetros pela Baía do Guajará.

Mais tarde, Lula estará em outro evento da celebração religiosa, participando da cerimônia de Transladação, às 21h30, uma das principais procissões do Círio de Nazaré. A festividade de 231 anos é composta por diversos símbolos, como o manto, as cordas e a berlinda que carrega a imagem da padroeira, e envolve a participação em 14 romarias, que percorrem diferentes pontos da cidade e regiões próximas.

O Círio de Nazaré é considerado patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2004, recebendo anualmente cerca de 2,5 milhões de pessoas e movimentando mais de R$ 100 milhões na economia local durante os seis dias de comemoração.

Este ano, Belém vive intensa movimentação em obras devido à preparação para a COP30, a Conferência do Clima da ONU, que acontecerá em novembro de 2025. A conferência deve aumentar o fluxo de turistas e aquecer ainda mais o setor de serviços, que já registrou um aumento de 74% em novos cadastros de empreendimentos turísticos na cidade durante o primeiro semestre de 2024. Em 2023, o turismo injetou R$ 750 milhões na economia do Pará, com um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

Destaques