Nova Previdência será promulgada e regras começam a valer nesta terça

Após promulgação às 10h no Congresso, novas medidas, como a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, entram em vigor

Por Plox

12/11/2019 08h16 - Atualizado há mais de 4 anos

Entra em vigor a partir deste terça-feira (12), as novas regras para a aposentadoria. A nova previdência tramitou no Congresso por 9 meses até ser aprovada. A reforma será promulgada em sessão solene, às 10h.

As regras passam a ter vigência imediata logo após a cerimônia. O presidente Jair Bolsonaro deverá estar presente ao lado de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado.

Foto: Agência Brasilprevidencia-social-pente-fino-780x440

Novas regras

O objetivo do governo é diminuir o déficit nas contas da Previdência. Acredita-se que a economia pode girar em torno de R$ 800 bilhões em apenas 10 anos. Um dos principais pontos da nova reforma foi a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Esse número foi fixado.

O recebimento da aposentadoria será de 60% do valor recebido com o mínimo de 15 anos de contribuição. Cada ano a mais de trabalho eleva o benefício em dois pontos percentuais, chegando a 100% para mulheres com 35 anos de contribuição e 40 anos para homens.
 

Destaques