Justiça Eleitoral proíbe material fraudulento sobre a taxa de esgoto em Timóteo
O material estaria sendo distribuído pela campanha do candidato a prefeito Doutor Renato, que tem como vice Coronel
Por Plox
12/11/2020 15h15 - Atualizado há quase 5 anos
Na noite dessa quarta-feira (11), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação e o recolhimento de um material de campanha política com o nome “Você Sabia”. O material estaria sendo distribuído pela campanha do candidato a prefeito Doutor Renato, que tem como vice Coronel.
A Justiça entendeu que as informações contidas na propaganda poderiam induzir as pessoas a um erro sobre a cobrança de taxa de esgoto no município de Timóteo-MG.

Na decisão, a juíza eleitoral, Beatriz Auxiliadora Rezende Machado, determinou que “CESSE A DISTRIBUIÇÃO do panfleto de ID 38903997, com busca e apreensão a cumprir-se no diretório municipal do partido representado. Intimação para recolhimento, reunião e entrega do material excedente, diretamente ao cartório eleitoral, nos moldes da fundamentação”, diz parte da decisão judicial.
Para a candidatura de Douglas Willkys (PSB), candidato a reeleição, “a decisão coloca um ponto final em uma invenção que os adversários vêm espalhando desde o início da campanha eleitoral sobre a responsabilidade do contrato e a da taxa de esgoto da Copasa”, afirmaram.
Caso o material continue circulando, o descumprimento da decisão resultará em “ multa por cada panfleto que vier a ser distribuído após a intimação do partido quanto a esta decisão, fixadas as astreintes em R$ 300 por unidade, até o montante acumulável de R$ 30 mil”, sentenciou a Justiça.
Imbróglio sobre taxa de esgoto
As questões que abordam as cobranças da taxa de esgoto coletado pela Copasa tem sido tema de diversas campanhas políticas em várias cidades do estado. Em Timóteo, o assunto também está sendo usado durante as campanhas.

O candidato Doutor Renato tem declarado que irá reduzir o valor da taxa cobrada, inclusive deixando a entender que o prefeito e candidato a reeleição, Douglas Willkys, poderia ser culpado por essa taxa. O prefeito, por outro lado, tem declarado que o contrato com a Copasa fora feito por gestões anteriores citando inclusive a participação do candidato Doutor Renato na assinatura desse contrato.
Douglas tem afirmado que quando prefeitos de gestões anteriores fizeram contrato com a Copasa, foram eles que deram a ela o direito de cobrar essa taxa de esgoto ao aceitarem essa cláusula nos contratos que eles assinaram.