Turismo começa a perceber melhora e vai deixando a pandemia para trás, afirma especialista

Estratégias como o marketing de cidades ajudam a atrair turistas na retomada pós-pandemia

Por Plox

12/11/2021 16h24 - Atualizado há mais de 2 anos

Com mais de 100 milhões de brasileiros imunizados, segundo dados do Ministério da Saúde, a vida “normal” começa a ser retomada.

Viajar foi algo deixado de lado por muitos brasileiros, seja pelas restrições sanitárias impostas pelo poder público ou pelo medo de infecção, a verdade é que o desejo de conhecer novos lugares ficou em segundo plano.

Mas agora, quando a vacina é uma realidade, e que muitos lugares levantaram as restrições ou tornaram as mesmas mais brandas, o clima de normalidade vem atraindo mais e mais pessoas para o turismo.

Segundo dados da Decode da BTG Pactual, 70% dos brasileiros estão prontos para viajar assim que tiverem uma oportunidade.

Para o especialista em negócios digitais e marketing de cidades, CR.Andrade, esse é o momento para que organizações e municípios invistam marketing para atrair esses visitantes.

“Para atrair esses visitantes, as cidades precisam do marketing da cidade - publicidade para atrair turistas com cenas pitorescas de seu destino ou promovendo atrações cênicas como arquitetura única e maravilhas naturais como rios, montanhas e o oceano”, diz o especialista.

As consequências da pandemia

Em 2019 o número de voos domésticos no mundo era estimado em 97 milhões, em 2020, por conta da pandemia esse número caiu para 45 milhões.

Já em 2021, como a vacinação em massa da população, a busca por voos aumentou consideravelmente. Vê-se pelo aumento de 70% no número de voos domésticos no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo.

Como o número de pesquisas por voos aumentou, agora que a pandemia tem regredido, o marketing da cidade ajuda os locais a atrair turistas pós-pandemia. O turismo está projetado para aumentar 3,5% ao ano até 2027, com um aumento de 5% no turismo na próxima década.

Os benefícios do marketing da cidade

“Programas de marketing urbano ajudam as cidades a acessarem um setor econômico adicional e gerar novos fluxos de receita para destinos emergentes em todo o mundo. Isso permite que as economias se diversifiquem, afastando-se do turismo, que foi duramente atingido pela pandemia”, afirma o especialista.

Como funciona o marketing de cidades

São processos para empresas e municípios voltados para a responsabilidade social corporativa, branding de destino e outras iniciativas promocionais para manter o crescimento das economias locais.

“Ajudar os clientes a criar campanhas de marketing para cidades personalizadas para atender às necessidades, pois o potencial de cada lugar é único e merece uma estratégia e ideias únicas, voltadas àquela comunidade”, relata CR.Andrade.

Novos destinos para explorar

Vemos a cada dia como o turista quer conhecer novos lugares, que sejam pouco conhecidos, principalmente em razão da internet. O que faz com que lugares já muito conhecidos, ainda que atraentes, não tenham tanto charme como um lugar que pouco conhecem.

“Assim, o marketing de cidade irá explorar toda a capacidade de publicidade para chegar até esses viajantes que buscam novos destinos e locais para descobrir”, explica CR.Andrade.

O turismo é vital para a sociedade pós-pandemia

O turismo é importante por muitos motivos - ele traz uma receita muito necessária, fornece oportunidades de emprego e ajuda a manter as economias locais à tona após a pandemia. Por isso é importante apostar ferramentas que ajudem a cultivar e incentivem a descoberta de lugares com potencial, como o Marketing de Cidades.  

Destaques