32 Brasileiros e Palestinos finalmente deixam Gaza em meio a conflito

Após dias de incerteza, grupo chega ao Egito e seguirá para o Brasil

Por Plox

12/11/2023 08h50 - Atualizado há 8 meses

  • Neste domingo (12), após dias de incerteza e espera, 32 brasileiros e palestinos inscritos para repatriação pelo Itamaraty finalmente deixaram a Faixa de Gaza, um território marcado pelo conflito com Israel. A saída do grupo rumo ao Egito ocorre depois de uma série de atrasos devido ao fechamento da fronteira.
Foto: Divulgação - Instagram Hasan Rabee
  • Os repatriados, após deixar Gaza, estão a caminho da capital do Egito, Cairo, em um ônibus, de onde embarcarão em um avião VC-2 da Força Aérea Brasileira. A aeronave os levará de volta ao Brasil, com escalas planejadas em Roma, Las Palmas e Recife, antes da chegada  em Brasília. Essa autorização de saída foi um esforço coordenado entre Egito, Israel e mediadores internacionais, concedido na última sexta-feira (10). Contudo, o processo enfrentou atrasos devido a incidentes locais, incluindo suspeitas sobre ambulâncias palestinas e fechamentos intermitentes da fronteira de Rafah.
  • Houve especulações de uma possível retaliação de Israel contra o Brasil, em razão das recentes tensões diplomáticas. 
  • Esta evacuação faz parte de um esforço mais amplo que já viu a saída de 1.410 brasileiros de Israel e 32 da Cisjordânia, considerada a maior operação de evacuação em zonas de guerra já realizada pela Força Aérea Brasileira. A operação foi coordenada pelos embaixadores brasileiros na região.
  • Com a chegada ao Brasil, os refugiados que não têm familiares no país serão acomodados em abrigos preparados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O governo brasileiro também está considerando organizar uma segunda leva de repatriação para aqueles familiares que não conseguiram sair de Gaza anteriormente.
Destaques