Enem 2023 evidencia matemática mais acessível, apontam candidatos

Estudantes destacam facilidade nas questões de matemática em comparação com ciências da natureza no exame nacional

Por Plox

12/11/2023 18h40 - Atualizado há 8 meses

Candidatos que realizaram o Enem 2023 na PUC Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, relataram uma percepção comum: as questões de matemática se mostraram mais acessíveis do que as de ciências da natureza. Essa opinião foi compartilhada por participantes com diferentes formações acadêmicas.

 

 

Foto: Janete Camargos/Plox

Percepções dos Candidatos

Micaella Aila, 19 anos, estudante de biomedicina, expressou maior facilidade com a matemática, dada sua dificuldade com física e química. Ela almeja utilizar sua nota no Enem para ingressar no ProUni. Já Gustavo Oliveira, biólogo de 27 anos, destacou a necessidade de interpretação textual nas questões matemáticas e elogiou a inclusão de temas como saúde pública e vacinas.

 

Diversidade de Opiniões

Kimberly Nolasco, 25 anos, graduanda em engenharia química, encontrou facilidade nas questões matemáticas, enquanto Lavínia Souza, 18 anos, secundarista, e Letícia Hatem, 16 anos, ainda no ensino médio, tiveram opiniões divergentes quanto às disciplinas de ciências da natureza.

 

Conclusão

O Enem 2023, assim, reflete um cenário onde a matemática foi percebida como um desafio menor em relação a outras disciplinas, com destaque para o papel da interpretação textual nas questões. A experiência dos candidatos varia, mas a tendência geral aponta para uma prova considerada equilibrada e bem elaborada.

Destaques