Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Gecex-Camex zera imposto de importação para 13 produtos, incluindo medicamentos contra o câncer

A decisão contempla ainda itens essenciais como insumos para a fabricação de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, lentes de contato hidrogel e filmes para radiografias.

12/11/2024 às 10:52 por Redação Plox

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu zerar o imposto de importação de 13 produtos, incluindo medicamentos destinados ao tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer. A decisão contempla ainda itens essenciais como insumos para a fabricação de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, lentes de contato hidrogel e filmes para radiografias. Anteriormente, as tarifas de importação desses produtos variavam de 3,6% a 18%.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a redução tarifária visa a suprir a demanda nacional por produtos cuja produção no país é limitada ou inexistente.

Além disso, o Gecex-Camex concedeu o regime de ex-tarifário para 226 produtos classificados como bens de capital, como máquinas e equipamentos de produção, e para 202 itens do Regime de Autopeças Não Produzidas. O ex-tarifário permite reduzir ou zerar o imposto de importação de itens sem produção equivalente no Brasil.

O Mdic também aprovou pedidos de elevação tarifária para incentivar a produção local e estimular a criação de empregos no país. Entre os produtos com aumento de tarifa, estão insumos de vidro para uso industrial e células fotovoltaicas, que são aplicadas na fabricação de painéis solares. As alíquotas para insumos de vidro foram ajustadas de 9% a 16,2% para 25%, enquanto as tarifas para células fotovoltaicas subiram de 9,6% para 25% sobre o volume que ultrapassa a quota de importação.

Os detalhes específicos, como a lista completa dos produtos beneficiados e os nomes dos medicamentos com tarifa zerada, não foram divulgados pelo Mdic. As novas alíquotas entrarão em vigor após a publicação oficial no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.

Compartilhar a notícia

Veja também
CENIBRA anuncia nova diretoria com brasileiros em cargos de alta gestão
ECONOMIA

CENIBRA anuncia nova diretoria com brasileiros em cargos de alta gestão

Júlio Ribeiro assume como Diretor-Presidente Executivo a partir de abril; mudanças reforçam plano estratégico focado em sustentabilidade e inovação

ECONOMIA

Prefeitura do Rio anuncia nova bolsa de valores para atrair empresas financeiras

Redução de impostos e benefícios fiscais são apostas para fomentar o mercado financeiro no Rio de Janeiro

ECONOMIA

Após aumento de tarifas nos EUA, setor do aço no Brasil pede retomada de acordo de 2018

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conversou com jornalistas nesta terça-feira (11) após a reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), no Palácio do Planalto

ECONOMIA

Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda

A funcionalidade, voltada tanto para pessoas físicas quanto para empresas, atende profissionais autônomos, empresas com CNPJ e qualquer pessoa que precise de transferências programadas regularmente.

para você
parque ipanema
LAZER

Ipatinga recebe cinema itinerante para marcar as comemorações do Dia do Amor

Após ampliar o “12 de junho”, O Boticário promove sessão de cinema neste domingo (05) no Parque Ipanema

Foto: reprodução internet
SAúDE

45 Anos do Primeiro "Bebê de Proveta": O que Mudou?

As técnicas iniciais de fertilização in vitro (FIV) eram significativamente mais intrincadas e invasivas, com taxas de sucesso notavelmente mais baixas

Assalto Fabriciano
POLíCIA

Indivíduos armados assaltam homem em Fabriciano

Conforme relatado pela vítima, ele deitou no chão e sentiu quando foi retirado de seu bolso seus pertences

PF desmonta esquema de mineração ilegal entre Nova Lima e Itabirito
POLíCIA

PF desmonta esquema de mineração ilegal entre Nova Lima e Itabirito

Operação Água Suja apura extração clandestina de minério de ferro em área de 5 mil m² e mira crimes ambientais e financeiros