Quase toda Governador Valadares terá abastecimento de água suspenso no próximo feriado, dia (15)
De acordo com a concessionária Águas de Valadares, o fornecimento de água será retomado gradualmente após a conclusão do trabalho.
Por Plox
12/11/2024 06h24 - Atualizado há 9 meses
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Central de Governador Valadares passará por uma manutenção programada no feriado de Proclamação da República, nesta quarta-feira (15). A suspensão do funcionamento ocorrerá das 4h às 18h, afetando principalmente o abastecimento de água da área central da cidade.

Apesar das regiões do Penha e Santa Rita possuírem estações próprias, esses locais também podem sentir a falta de água, pois recebem suporte hídrico da ETA Central. Já os bairros nas áreas de Vila Isa e Recanto dos Sonhos não deverão ser impactados pela suspensão.
Essa manutenção faz parte de uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água de Governador Valadares, promovidas pela Fundação Renova. Este é o terceiro e último desligamento programado, após intervenções realizadas nos dias 27 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com a concessionária Águas de Valadares, o fornecimento de água será retomado gradualmente após a conclusão do trabalho. Em áreas mais distantes e elevadas, a normalização pode demorar até 48 horas. A empresa orienta a população a economizar água para evitar desabastecimento e recomenda o uso de reservatórios domésticos, que ajudam a minimizar os impactos durante esse período de manutenção.
Em casos emergenciais, caminhões-pipa poderão ser solicitados pelo número 0800 321 3001, com atendimento prioritário a hospitais, UPAs, escolas, creches e instituições de longa permanência.
Intervenções realizadas pela Fundação Renova
A Fundação Renova informou, por meio de nota, que a manutenção envolve a substituição de comportas e a instalação de medidores de vazão na ETA Central, conforme o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre a fundação, a Prefeitura de Governador Valadares e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). As datas das intervenções foram previamente acordadas com o poder público e a concessionária, em conformidade com uma determinação da 4ª Vara Federal Cível e Agrária de Belo Horizonte/MG.