Utilização de VANTs reforça enfrentamento às arboviroses em Timóteo

o equipamento, que é conhecido popularmente como drone, foi utilizado no bairro Macuco pela manhã e no Cachoeira do Vale, no período da tarde.

Por Plox

12/11/2024 20h09 - Atualizado há 21 dias

A Prefeitura de Timóteo por meio do setor de Vigilância em Saúde ganhou um reforço no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika, Chikungunya e febre amarela) que é a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para a identificação de focos do
mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (12) o equipamento, que é conhecido popularmente como drone, foi utilizado no bairro Macuco pela manhã e no Cachoeira do Vale, no período da tarde.

Essa iniciativa é parte de um esforço da Administração municipal no combate ao mosquito. No último sábado foi realizada uma grande mobilização do pessoal do setor de Endemias com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos bairros Bela
Vista, como Jardim Vitória, Ana Moura e Cachoeira do Vale como parte das ações do “Dia D”.


A utilização do VANTs tem como finalidade realizar um mapeamento detalhado e levantamento de possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti. Essa iniciativa, segundo a Vigilância em Saúde, foi possível graças ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Saúde que contratou uma empresa com recursos do governo do Estado de Minas Gerais. O sistema utiliza uma lente de alta definição com identificação do endereço e locais com possíveis focos do mosquito.
Trata-se de uma tecnologia de muita importância haja vista que tecnologia empregada permite identificar áreas de risco e focos do mosquito de forma mais rápida e eficiente, o que é essencial para o controle da doença. “Estamos confiantes de que a utilização desses equipamentos contribua significativamente para reduzir a incidência de casos de dengue em toda a região”, citou Madalena Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Timóteo.

Destaques