Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Suspeita de intoxicação por metanol em Brasília leva autoridades a investigar bebida
Paciente está internado após ingerir destilado comprado em distribuidora; amostra do lote foi recolhida e análise aguarda confirmação da substância.
12/11/2025 às 09:04por Redação Plox
12/11/2025 às 09:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta terça-feira (11/11), que está investigando um possível caso de intoxicação por metanol em Brasília. Trata-se da terceira suspeita da substância na capital, mas as duas anteriores já foram descartadas após análise.
Autoridades em Brasília investigam bebida em função de suspeita de intoxicação por metanol
Foto: Reprodução
Paciente está internado após ingestão de destilado
O paciente, cuja identidade não foi revelada, permanece internado no Hospital Brasília. Segundo informações da Secretaria, ele teria ingerido uma bebida destilada adquirida em uma distribuidora local. Agora, equipes buscam outro indivíduo que também teria consumido o mesmo produto.
Vigilância epidemiológica acompanha o caso
De acordo com nota divulgada pela SES-DF, o caso está sob monitoramento da vigilância epidemiológica do hospital, enquanto amostras coletadas seguem em análise para confirmação ou descarte da ocorrência de intoxicação por metanol.
Equipes realizam uma busca ativa por outra pessoa potencialmente exposta à mesma bebida suspeita, com o objetivo de evitar novos riscos à saúde.
Inspeção em distribuidora e investigação do produto
A Vigilância Sanitária do DF realizou uma inspeção na distribuidora onde a garrafa suspeita foi comprada. No local, foi identificada apenas uma garrafa com o mesmo lote do produto ingerido pelo paciente. Após recolhimento, o material foi encaminhado ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil para análise laboratorial.
Nota oficial da Secretaria de Saúde do DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que está em investigação um caso suspeito de intoxicação por metanol notificado pelo Hospital Brasília. O caso está sendo monitorado junto à vigilância epidemiológica do hospital com a coleta de exames confirmatórios ainda em análise. Está sendo realizada busca ativa de outro indivíduo supostamente exposto ao mesmo produto. Ao ser acionada, a Vigilância Sanitária realizou inspeção na distribuidora de bebidas onde a garrafa de destilado foi adquirida. O objeto da investigação foi localizado, e havia apenas uma garrafa no local pertencente ao mesmo lote. O produto foi coletado e encaminhado para análise no Instituto de Criminalística da Polícia Civil.
Secretaria de Saúde do DF