Educação

Ipatinga conquista 2º lugar no ranking nacional do Enem

Cidade é destaque no Sudeste e tem desempenho impulsionado por instituições federais e escola fundada por ex-alunos do ITA; cenário expõe desigualdades na educação da região.

12/11/2025 às 15:00 por Redação Plox

Ipatinga foi destaque no ranking nacional do Enem, ficando em segundo lugar entre os municípios com as maiores notas, atrás apenas de Lajeado (RS). 

Região Sudeste também é liderada por Ipatinga

No recorte regional, Ipatinga ocupou o primeiro lugar no Sudeste segundo dados do Inep/23. A cidade vizinha, Timóteo, também ganhou evidência, figurando na quinta posição da lista nacional.

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Instituições federais e escola particular contribuem para desempenho

Segundo o comentário de um ex-professor da região em suas redes sociais, no Vale do Aço, Ipatinga e Timóteo reúnem instituições federais de referência, como o IFMG e o CEFET, que atuam na formação de estudantes da região. 

"Além dessas opções, Ipatinga também abriga uma escola particular criada por ex-alunos do ITA, o Colégio Fibonacci, situada em uma área de destaque da cidade e com mensalidades elevadas devido ao corpo docente. Anualmente, a escola aparece entre as melhores no Enem em todo o país", revelou o ex-professor. 

Manchete: Morador de rua cria abrigo improvisado com caixas de papelão.

Descriçao: Em um gesto de solidariedade, um homem sem-teto montou um local para abrigo usando caixas de papelão em uma rua movimentada da cidade. A iniciativa chamou a atenção de pedestres que passavam pelo local.


Desempenho não reflete realidade das escolas estaduais

"Apesar dos bons resultados, parte significativa dos estudantes do Vale do Aço está matriculada em escolas estaduais, que enfrentam dificuldades estruturais e problemas relacionados à valorização dos profissionais." declarou o docente

Para compreender o desempenho das cidades no Enem, é importante avaliar o contexto das instituições de ensino envolvidas e as condições oferecidas aos estudantes. A interpretação dos dados ganha complexidade diante das desigualdades entre as escolas das redes pública e privada.

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