Extra

Formação gratuita capacita gestores e artistas para envio de projetos culturais

Programa ofereceu curso intensivo em Antônio Dias e Hematita, abordando estruturação e submissão de projetos culturais com inclusão em Libras.

12/11/2025 às 19:01 por Redação Plox

As comunidades de Antônio Dias e Hematita, em outubro, receberam uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura local. O Programa de Empreendedorismo e Práticas Artísticas (PEPA) ofereceu formação gratuita para gestores, produtores culturais, artistas e demais interessados em desenvolver projetos culturais, com patrocínio da Bemisa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio da Prefeitura de Antônio Dias, produção da Criativo Produções e realização de Bruno Minafra em parceria com o Ministério da Cultura.

Fwd: Sugestão de pauta: Formação para envio de projetos culturais movimenta Antônio Dias e Hematita

Foto: Divulgação

Capacitação gratuita promove inclusão

No formato de curso intensivo de dois dias, o PEPA foi ministrado pelo gestor cultural Bruno Minafra. As atividades aconteceram no antigo Casarão, em Antônio Dias, e no Salão Comunitário da Capela São Sebastião, em Hematita. A formação abordou desde a concepção da ideia até a escrita e o envio de projetos culturais pela plataforma oficial do governo federal. A acessibilidade esteve em destaque, com recursos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), permitindo a participação de pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Participação ativa dos moradores

A artista visual e comunicadora Yasmim Samyra Vieira Costa, de Antônio Dias, participou da formação e ressaltou o quanto estar inserida no setor cultural tem sido uma experiência emocionante e transformadora. Ela atua há dois anos com design, ilustração e fotografia em projetos culturais e sociais no município.

Tenho criado laços e quero manter vivas as tradições da minha cidade. Participar do curso foi maravilhoso, aprendi coisas que eu ainda não sabia. O nível de conhecimento do Bruno e a linguagem que ele utilizou me ajudaram muito a compreender tudo o que foi explicado, especialmente porque tenho certa dificuldade nisso. Saí de lá cheia de ideias, tanto para projetos pessoais quanto para iniciativas que possam contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade — Yasmim Samyra Vieira Costa, artista

Para Fernando Rosa, morador de Hematita, o curso trouxe uma linguagem acessível e aplicável à comunidade, mostrando que a criação de projetos está ao alcance de todos.

Fwd: Sugestão de pauta: Formação para envio de projetos culturais movimenta Antônio Dias e Hematita

Foto: Divulgação

A escrita de projeto foi muito bacana e importante. Hoje, eu, que estou diretamente na Associação Atlética Hematita, que está no esporte, e nossa Marujada de Hematita, que está na cultura, entendi de uma forma bem simples e bem objetiva que escrever projetos também é possível para nós, cidadãos comuns. A gente fica achando que escrever projeto é muito complicado, mas trabalhando na plataforma correta, com as instruções certas como a do Bruno neste curso, é possível escrevermos projetos e assim ajudar diretamente a nossa comunidade — Fernando Rosa, morador de Hematita

Valorização do protagonismo local

Bruno Minafra destacou que despertar o protagonismo cultural em cidades de pequeno porte faz parte da missão do projeto. Segundo ele, cada curso é um encontro repleto de talentos, histórias e potencial transformador dentro das comunidades.

Já o representante da Bemisa, André Tôrres, enfatizou a importância de investir em formação e fortalecer a cultura onde a empresa atua, reconhecendo o impacto positivo de iniciativas como o PEPA nas redes locais de cultura, no empreendedorismo e na sustentabilidade dos projetos.

Fwd: Sugestão de pauta: Formação para envio de projetos culturais movimenta Antônio Dias e Hematita

Foto: Divulgação

Fwd: Sugestão de pauta: Formação para envio de projetos culturais movimenta Antônio Dias e Hematita

Foto: Divulgação

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a