É do Brasil: América Latina recebe o seu primeiro CS:GO Major da história

12/12/2019 16:00

O Rio de Janeiro vai receber um dos principais torneios de esports do Mundo, o Major de Counter-Strike: Global Offensive

Publicidade

Pela primeira vez na história, o Brasil será palco de um dos principais eventos de esports (esportes eletrônicos) do mundo, o CS:GO Major, o Campeonato Mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).O PLOX fará a cobertura de todo o evento. 
O ESL One Rio 2020, que será realizado na Arena da Barra, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, foi escolhido pela Valve, produtora do game, como um “Major Championship”, o que transforma o evento no primeiro CS:GO Major realizado na América Latina. O torneio terá uma premiação total somada em $ 1 milhão de dólares. 

O Brasil tem uma das maiores audiências em campeonatos do game. Fora a quantidade de espectadores que acompanham os torneios pelas plataformas online, há também uma enorme quantidade de jogadores casuais, amadores e profissionais. No último Major, por exemplo, em Berlim, o país foi, junto à Rússia, a nação com o maior número de jogadores disputando o mundial. Na ocasião o país foi representado por 15 jogadores, todos eles em três equipes formadas somente por brasileiros: Mibr (Made in Brasil), Fúria e Intz. 

Falando em tradição, o Brasil é bicampeão do Major. O país venceu os campeonatos MLG Major Championship: Columbus e a ESL Cologne, ambos em 2016, quando foi representado pelas equipes Luminosity e SK Gaming. Em ambas conquistas as duas equipes foram formadas pelo quinteto Gabriel “Fallen” Toledo, Epitácio “TACO” de Melo, Lincoln “fnx” Lau, Fernando “fer” Alvarenga e Marcelo “Coldzera” David. Na época a formação tida como melhor equipe do Mundo era comandada pelo coach (treinador) Wilton “zews” Prado. 

CfJla4pXIAA8kcy Luminosity levanta a taça do MLG Columbus 2016. Foto: Reprodução/Twitter

 

Por ano são realizados dois campeonatos com status Major, por uma empresa organizadora em parceria com a Valve. 
O vice-presidente sênior da área de produtos da ESL, Ulrich Schulze, disse que a empresa está super animada “em levar o próximo Major para o Brasil". "Nosso objetivo é proporcionar os melhores momentos de esports como forma de recompensa aos maiores fãs dessa categoria, criando uma experiência única em todos os níveis. Com chances de classificação para equipes do mundo todo, temos certeza de que os jogos serão incríveis, levando a torcida ao delírio", disse Schulze.

Fã de carteirinha da série de jogos Counter-Strike e, segundo ele, futuro profissional de CS:GO, o carioca Vitor Pereira, 22 anos, comemorou a vinda do Major para o Brasil e já garantiu o seu passe para ver de pertinho seus ídolos durante os quatro dias do “stage” (parte do evento que receberá o público na Arena da Barra). 

“Acompanho o cenário de Counter strike há alguns anos e não é de hoje que a comunidade vem pedindo um campeonato desse nível em nosso país. Melhor ainda sendo na cidade maravilhosa. Os cariocas são receptivos e um evento desse nível agrega muito em vários setores da cidade. Estou empolgado e espero ver um time brasileiro ser campeão dessa edição”, disse.

Ingressos

A venda de ingressos para o “stage” em algumas categorias teve todos os 3 lotes encerrados quase que instantâneamente. No momento da publicação dessa matéria restava apenas algumas poucas opções para quem quer acompanhar o evento de perto.

reproducao Várias categorias de ingressos já tiveram todos os lotes esgotados. Foto: Reprodução
 

Fãs de CS:GO relataram nas redes sociais que ainda era meio-dia e alguns segundos, horário em que as vendas se abriram, quando os ingressos da categoria “4-day PREMIUM”, que dá direito ao melhor lugar na arena, além de outras vantagens como uma sessão privada de autógrafos, se esgotou. É esperado pessoas do mundo inteiro no Major. 

Os ingressos restantes estão sendo vendidos no site oficial do evento. 

Equipes no Major

Já conhecemos 14 das 24 equipes que estarão na ESL One Rio. Estão garantidas as 14 equipes melhor classificadas no “Legends Stage” (segunda etapa da competição, conhecida como estágio das lendas) do último Major. 

Dentre essas 14, as 8 equipes que classificaram para o “Champions Stage” (terceira e última etapa, o mata-mata) tem o status de lenda garantido, o que as fazem começar já na segunda etapa da ESL One Rio. Estas equipes são a campeã das três ultimas edições, Astralis (Dinamarca), a vice-campeã de Berlim AVANGAR (Cazaquistão), Renegades (Austrália), Evil Geniuses (Estados Unidos), ENCE (Finlândia), Team Vitality (França), Natus Vincere (Ucrânia) e Team Liquid (Estados Unidos).

EEAcgkFWwAUrgP0 Astralis, que venceu os três últimos Majors, levanta a taça do Major de Berlim. Foto: Reprodução/Twitter
 

Antes do “Legends Stage” acontecerá o “Challengers Stage” (a primeira fase, etapa dos desafiantes), nas quais as outras seis equipes remanescentes do último Major disputarão com as outras 10 classificadas nos “Minors” (as eliminatórias regionais) pelas oito vagas para a segunda etapa, o “Legends Stage”. Estão confirmadas no “Challengers Stage”, além da brasileira Mibr, a G2 (França), mousesports (Europa), CR4ZY (Europa), FaZe Clan (Europa) e North (Dinamarca).

Minors 

Os 10 últimos participantes que vão se juntar no “Challengers Stage” com as equipes já classificadas serão decididos nos “Minors”, as eliminatórias para o grande evento. Os Minors são divididos em quatro regiões: Américas, Ásia, Comunidade dos Estados Independentes e Europa, e as duas melhores equipes se classificam automaticamente para o Major. Além disso, os terceiros colocados disputam uma repescagem, onde é disputado as duas vagas finais. 

O evento

O evento, no geral, se inicia no dia 26 de abril, com os Minors, que irão até o dia 3 de maio. No dia 11 de maio começará o “Challenger Stage”, com os classificados do Minors e as equipes classificadas entre 9º e 14º lugar no Major de Berlim. No dia 16 começará o “Legends Stage”, ainda fechado ao público. As 8 melhores equipes avançam para o “Champions Stage”, as finais, entre os dias 21 e 24 de maio.

reproducaoyoutube Rio de Janeiro recebe o primeiro Major da América Latina. Foto: Reprodução/Youtube

 

A venda de ingresso para o mata-mata iniciou-se nesta quinta-feira (12), com algumas categorias se esgotando ainda nos primeiros minutos de venda. 

A grande final será realizada no dia 24 de maio, no palco principal da Arena Jeunesse (Arena da Barra). 

ESL

A ESL organiza o seu sétimo Major desde o primeiro, que recebeu o nome de ESL One Katowice 2014. É o quarto evento de CS:GO da empresa no Brasil.

Todos os eventos organizados pela empresa no país entraram na lista dos eventos de venda mais rápida da história da ESL. 

PLOX no Major 

O PLOX estará presente realizando a cobertura in loco do primeiro Major na história do Brasil. Uma programação especial contará o que vai rolar nos 4 dias abertos do evento. 

Nos próximos meses também será ampliada a cobertura do PLOX em esports no caderno de tecnologia. 
 



Publicidade