Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais toma posse
Solenidade nesta sexta-feira (11) contou com a participação do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV).
Por Plox
12/12/2020 10h46 - Atualizado há quase 4 anos
Um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do Covid-19 marcou a posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, na tarde desta sexta-feira (11), na sede do Ministério Público do Estado (MPMG), em Belo Horizonte.
A solenidade, transmitida ao vivo pela TV Assembleia, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus (PV); do governador do Estado, Romeu Zema; do presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Gilson Lemes; do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, dentre outras autoridades.
O procurador Jarbas Soares Júnior foi nomeado para o biênio 2021/2022. Aos 55 anos, ocupará o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais pela terceira vez. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância do papel do Ministério Público, do respeito à divergência e da construção de consensos. “Entre nossos desafios mais urgentes, estão a substituição do litígio pelo diálogo e o combate à corrupção”, afirmou.
Currículo
Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no MPMG em 1990. Como promotor de Justiça, atuou nas comarcas de Januária, de Ouro Preto e de Belo Horizonte. Em 2001, foi promovido a procurador de Justiça. Ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça entre 2005 e 2008.
Ele foi o primeiro colocado da lista tríplice formada em eleição realizada no último dia 9 de novembro, na qual votaram procuradores e promotores de Justiça. No dia 24 de novembro, Jarbas Soares Júnior foi nomeado pelo governador do Estado para exercer o cargo de chefe do MPMG nos próximos dois anos.