Criança morre no Ceará após contrair ameba comedora de cérebro

Este é o segundo caso registrado no Brasil; o primeiro ocorreu em 1975, em São Paulo

Por Plox

12/12/2024 07h46 - Atualizado há 3 meses

Uma criança de 1 ano e 3 meses faleceu após ser infectada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida popularmente como "ameba comedora de cérebro". O Ministério da Saúde confirmou a causa da morte nesta segunda-feira (9). A menina, que residia em Caucaia, no Ceará, morreu em 19 de setembro de 2024, oito dias após apresentar sintomas como febre, sonolência, irritabilidade e vômito.

Criança tomava banho em água de açude Foto: Arquivo Pessoal

Água de açude usada para banho foi a fonte de contaminação

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção ocorreu devido ao contato com água de açude não tratada, utilizada para banho na residência da criança. A água era retirada diretamente da torneira, sem passar por nenhum tipo de tratamento.

O laudo técnico revelou ainda que no local havia uma cisterna destinada ao armazenamento de água da chuva, que era tratada com hipoclorito de sódio e usada para o consumo humano. Para o preparo de alimentos, a água era fornecida por meio de caminhões-pipa.

Confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz

A presença da ameba foi detectada após análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, que encontrou o micro-organismo tanto na água da residência quanto no tecido cerebral da vítima. O diagnóstico foi possível graças à autorização da família para a realização de necropsia, segundo informou o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto.

Segundo caso no Brasil em quase 50 anos

Este é o segundo caso confirmado de infecção por Naegleria fowleri no Brasil. O primeiro foi registrado em 1975, no estado de São Paulo. A infecção por essa ameba é rara, mas extremamente grave, pois o micro-organismo invade o sistema nervoso central, causando uma forma severa de meningoencefalite.

Destaques