Deslizamento de rejeitos em mina de Minas Gerais força mais famílias a deixarem suas casas

Número de pessoas evacuadas chega a 207; imóveis foram esvaziados e moradores levados para hotéis e casas de parentes

Por Plox

12/12/2024 09h02 - Atualizado há 3 meses

O total de pessoas retiradas de suas casas após o deslizamento de uma pilha de rejeitos na mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, centro-oeste de Minas Gerais, subiu para 207. O deslizamento ocorreu no último sábado (7) e levou ao esvaziamento de 120 imóveis.

Foto: Reprodução de vídeo

De acordo com a mineradora Jaguar Mining, responsável pela operação, uma nova movimentação foi detectada no topo da pilha de rejeitos nesta quarta-feira (11). Apesar disso, os rejeitos deslocados permaneceram dentro do perímetro do deslizamento anterior. Por segurança, as atividades de contenção foram interrompidas após o alerta emitido por georadares instalados na área.

Foto: Reprodução de vídeo

Desabrigados buscam abrigo em hotéis e casas de parentes

Com a evacuação dos imóveis, os moradores foram levados para hotéis da região ou abrigados em casas de parentes. Cinco residências, um galpão de fábrica de calçados e um curral foram atingidos pelo material que se desprendeu. Segundo informações atualizadas, 678 animais já foram resgatados da área afetada.

Risco de novos deslizamentos permanece

As autoridades seguem em alerta, já que o risco de novos deslizamentos persiste devido ao tempo chuvoso que atinge a região. Equipes de monitoramento acompanham a situação e novas medidas de contenção poderão ser adotadas conforme o cenário climático evoluir.

Destaques