Nilmar Lage estreia documentário "Maura e Robinson" sobre resistência à ditadura no Brasil
"Maura e Robinson" retrata memórias de luta estudantil e resistência à ditadura militar a partir das vivências dos protagonistas
Por Plox
12/12/2024 17h58 - Atualizado há 3 meses
O documentário "Maura e Robinson", dirigido pelo jornalista, fotógrafo e documentarista Nilmar Lage, será lançado neste sábado (14), em Ipatinga, Minas Gerais. A obra destaca a história de resistência política de Maura Gerbi Veiga e Robinson Ayres Pimenta, protagonistas que vivenciaram a repressão durante o regime militar no Brasil. A exibição, com entrada gratuita, ocorrerá às 19h na Estação Memória Zeza Souto, situada no centro da cidade. O Plox acompanhou o lançamento do filme numa sessão para jornalistas e conversou com Maura, Robinson e Nilmar Lage. Assista na Live.
Histórias de luta e cotidiano
A narrativa é construída a partir das memórias de Maura e Robinson. Nascida em Santos (SP), Maura foi presa aos 15 anos por sua militância. Robinson, por sua vez, nasceu em Governador Valadares (MG). Atualmente, o casal reside em Ipatinga, onde, além de participar de causas populares pelo PSOL, também vivem uma rotina familiar com filhos e netas.

Mesmo após enfrentarem as duras marcas da repressão política, continuam engajados na luta pelos Direitos Humanos, enquanto equilibram a vida familiar com momentos de simplicidade, como buscar as netas na escola.

Locais de memória e ressignificação
O documentário registra o casal visitando locais simbólicos de suas trajetórias em cidades como Ipatinga, Belo Horizonte e São Paulo. Um dos momentos mais emocionantes foi a visita ao Memorial da Resistência, em São Paulo, espaço que preserva as memórias das prisões e torturas realizadas na antiga sede do DEOPS/SP. Tanto Maura quanto Robinson foram detidos nesse local durante o período ditatorial.
“É emocionante perceber as nuances de força e de fragilidade que se revelam, mesmo em corpos de luta como os deles", diz Nilmar Lage. "Com muito respeito e carinho, contamos essa história de vivências e consequências de lutar por um Brasil mais justo."

Reflexão sobre o passado e o presente
Para os protagonistas, estar nesses lugares traz à tona memórias que podem ser ressignificadas, mas também serve como alerta. Maura Gerbi enfatiza: “A perspectiva política do país nos ameaça permanentemente. Esse documentário é importante não só para contar sobre tortura, seja ela física ou psicológica, mas também para que as pessoas entendam as consequências de um Estado autoritário para a sociedade.”

Sobre o diretor
Nilmar Lage, jornalista, fotógrafo e documentarista independente, possui uma trajetória voltada a histórias de resistência. Mestre em Estudos Rurais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM), seu trabalho inclui uma pesquisa fotoetnográfica sobre a Comunidade Quilombola do Ausente.
"Maura e Robinson" é seu quarto documentário abordando temas relacionados à ditadura. Este lançamento ocorre em um ano simbólico, quando se completam 60 anos do início do regime militar no Brasil. "Rememorar é fundamental para manter viva a luta pela garantia da democracia contra o totalitarismo, do qual estivemos muito próximos de reviver nos últimos anos", reforça Lage.

Produção e equipe
O filme foi viabilizado através do apoio da Lei Paulo Gustavo, no edital nº 02/2023 - Apoio às Produções Audiovisuais Mineiras. Realizado ao longo de 2023, a produção contou com uma equipe experiente: Nilmar Lage liderou o projeto, com Leila Cunha na produção executiva, Mariana Penna na assessoria de comunicação, Rodrigo Zeferino na fotografia still e Thiago Moreira na edição e finalização.