Relatório Final da Comissão de Turismo e Gastronomia da ALMG destaca recuperação e crescimento do Setor

Com 13 audiências públicas realizadas, o colegiado aponta que o setor deve fechar 2024 com o melhor desempenho da história, segundo o IBGE

Por Plox

12/12/2024 09h39 - Atualizado há 3 meses

Foi aprovado nesta quarta-feira (11) o relatório final das atividades da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O documento foi elaborado e apresentado pelo presidente da comissão, deputado Mauro Tramonte (Republicanos).

Foto: divulgação

Criada em 2019, esta foi a terceira edição do colegiado, que tem duração de um ano, prorrogável por mais um. Segundo Mauro Tramonte, a primeira edição (2019/20), na qual ele atuou como relator, focou na divulgação do turismo e da gastronomia de Minas, mas enfrentou os desafios da pandemia de covid-19. A segunda (2021/22), com Tramonte na presidência, priorizou a recuperação dos setores após a crise sanitária. Na atual edição, o foco foi o crescimento e a expansão do turismo no Estado.

Durante o período, a comissão promoveu 29 reuniões, sendo 13 audiências públicas que contaram com a participação de representantes do turismo e da gastronomia para debater temas de interesse para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Setor registra melhor desempenho da história

Mauro Tramonte destacou que o turismo e a gastronomia não apenas recuperaram o nível de atividades pré-pandemia, mas devem encerrar 2024 com o melhor desempenho já registrado. Os dados, conforme o deputado, foram baseados na Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Esse desempenho é fruto do trabalho conjunto dos setores, do poder público, deste Parlamento e desta comissão”, afirmou o parlamentar.

Entre os fatores que impulsionaram o crescimento, Tramonte ressaltou o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Além disso, ele citou a aprovação da Lei 24.090, de 2022, que facilita a divulgação turística do Estado, e o aumento de cinco vezes no repasse do ICMS para os municípios, com base nos investimentos em turismo. A medida foi viabilizada pelo Projeto de Lei 1.157/19, de autoria do próprio deputado.

Desafios e perspectivas para o futuro

Com o objetivo de manter o ritmo de crescimento, Mauro Tramonte apontou novos desafios para o setor. Entre as prioridades, estão a consolidação de Minas Gerais como destino de grandes eventos, como o Carnaval, a atração de mais voos para o Estado e a melhoria das rodovias mineiras. Além disso, o deputado sugeriu medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas na agropecuária, uma vez que a gastronomia mineira depende diretamente de produtos locais.

A Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia foi criada para promover o desenvolvimento do setor, potencializar o uso sustentável dos ativos ambientais e culturais do Estado e valorizar os produtos da gastronomia mineira. Segundo o relatório, as ações realizadas até agora contribuíram para o fortalecimento de roteiros gastronômicos e o incentivo ao turismo local.

Destaques