Designer explica como adicionar obras de arte para dentro de casa

Harmonizar a peça com o ambiente é o segredo para enriquecer a decoração

Por Plox

13/01/2021 12h46 - Atualizado há 9 dias

Os quadros e outras obras de arte por muito tempo foram utilizados na composição de ambientes apenas por sua beleza ou significado para os moradores. Hoje esses passaram a ser utilizados para criar atmosferas completas no espaço, harmonizar ambientes e propor verdadeiras experiências dentro do lar.

A designer de interiores Marli Assis explica o uso das peças artísticas na decoração de interiores. “Se engana quem acha que é uma questão de luxo, a arte preenche os espaços vazios da casa, agregam sensações aos ambientes e transmitem a personalidade dos proprietários. Esses valores podem vir em itens de custo alto ou de obras mais acessíveis”, ressalta Marli. 

As dicas para criar harmonia entre as peças e os ambientes são simples, mas precisam ser planejadas desde a compra. “Podemos pensar na peça como destaque principal, direcionando a iluminação para onde ela será posicionada, cores mais discretas no entorno e um ambiente com poucos itens além da obra. As peças menores especialmente podem cumprir a função de completar a decoração, trazendo cores que se repetem e completando um cenário mais trabalhado”, detalha a Designer. 

 

Foto: Divulgação

Apesar do gosto e a personalidade dos moradores ser o principal fator para a escolha de uma obra, a visão de um profissional adiciona mais valor para o ambiente. “Entender o cotidiano e as vontades dos proprietários é um desafio importante para traduzir isso em uma única linguagem no ambiente com identificação e sem perder o equilíbrio do cenário em si”, conta a especialista. 

As obras podem ser quadros, esculturas, vasos e até desenhos aplicados direto na parede. “Independentemente de qual estilo ou formato, a obra precisa estar posicionada em um local de fácil visualização, de preferência na altura dos olhos e recebendo iluminação por completo. Outro detalhe importante é evitar que as peças atrapalhem a circulação, em especial as mais frágeis como as produzidas em vidro ou cerâmica”, encerra Marli.

 

PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021