Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ministério da Saúde vai à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Avião da Azul saíra do Brasil nesta quinta-feira (14) para buscar imunizante da AstraZeneca/Oxford produzido pelo laboratório indiano Serum

13/01/2021 às 17:59 por Redação Plox

Um avião da empresa aérea Azul saíra do Brasil, na noite desta quinta-feira (14), com destino à Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, adquiridas pelo Ministério da Saúde para garantir o início da imunização dos brasileiros. O Airbus A330neo - maior aeronave da frota da companhia - decolará do Aeroporto de Recife (PE), às 23h. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16 de janeiro. 

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus nesta quarta-feira (13). 

Foto: Divulgação PR / Agência Brasil

 

O avião irá direto para a cidade indiana de Mumbai – serão 15 horas de voo sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum – a carga é estimada em 15 toneladas. De acordo com a Azul, a aeronave que irá realizar a operação será equipada com envirotainers específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

A volta ao Brasil, prevista para sábado (16), será pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas. A vacina da AstraZeneca será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o País, de forma simultânea e gratuita. 

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, ressaltou Pazuello.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, por meio das companhias aéreas Azul, GOL, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19. A segurança de todo o transporte em terra até os estados terá o apoio do Ministério da Defesa

MAIS VACINAS

Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzidas pelo laboratório Sinovac. 

No total, o Brasil já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com laboratórios, além de seringas suficientes para a administração das vacinas a todos os brasileiros.

Compartilhar a notícia

Veja também
Prefeitura de Fabriciano e Unimed apresentam estrutura para abrir novos leitos Covid-19
SAúDE

Prefeitura de Fabriciano e Unimed apresentam estrutura para abrir novos leitos Covid-19

Estrutura tem a capacidade para implantar até 100 novos leitos e atender o Vale do Aço

SAúDE

Ansiedade e depressão em alta entre jovens devido ao uso excessivo de redes sociais

Estudo da Universidade de Oxford indica que adolescentes que passam horas nas redes sociais estão mais propensos a problemas de saúde mental.

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas
SAúDE

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas

Caso confirmado em Itueta leva a vacinação emergencial e mobiliza autoridades para conter transmissão do vírus

Apoio emocional ganha novo espaço com o avanço de grupos digitais e aplicativos em 2025
SAúDE

Apoio emocional ganha novo espaço com o avanço de grupos digitais e aplicativos em 2025

Plataformas online se consolidam como canais acessíveis, anônimos e acolhedores no cuidado com a saúde mental