Matrícula do ensino fundamental termina na próxima quarta-feira (18) em Ipatinga
A matrícula deve ser realizada presencialmente na escola direcionada pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem)
Por Plox
13/01/2023 11h18 - Atualizado há quase 2 anos
Termina na próxima quarta-feira (18), o prazo de matrícula dos estudantes cadastrados para uma vaga nas escolas municipais, para o Ensino Fundamental. A matrícula deve ser realizada presencialmente na escola direcionada pelo Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula).
Segundo a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação (SME), os resultados dos direcionamentos feitos no Sucem podem ser consultados no link: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Em 2022, a Secretaria de Educação aderiu ao cadastro no Sucem, que tem como objetivo garantir vagas nas escolas da rede pública municipal ou estadual, conforme orientações fornecidas com antecedência.
O cadastro no sistema ocorreu até novembro. Em seguida os cadastrados foram direcionados à etapa de confirmação presencial das matrículas nas escolas indicadas, com base nos dados informados no momento do cadastramento.
Os pais e/ou responsáveis que ainda não efetivaram a matrícula devem procurar as secretarias das escolas municipais até a próxima quarta-feira (18), munidos dos documentos necessários, que são os seguintes:
Certidão de nascimento (original e cópia)
Comprovante de endereço (conta de luz - original e cópia)
CPF e carteira de identidade do responsável (original e cópia)
Cartão de vacina (original e cópia)
Declaração vacinal emitida pelo Posto de Saúde
Carta resumo do CRAS (somente para usuários do Bolsa Família)
CPF e carteira de identidade do aluno (original e cópia)
Cartão do SUS do aluno
2 fotos 3x4 do aluno
Demais informações serão fornecidas pelas secretarias das escolas municipais e estaduais. Os telefones das escolas podem ser consultados pela internet.
Período de matrículas na rede estadual de Minas Gerais é prorrogado para 18/1
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais anunciou, nesta quinta-feira (12/1), a prorrogação do período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2023. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (13/1), agora passou para a próxima quarta-feira (18/1).
Com isso, os pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais alguns dias para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula. As alterações no cronograma constam na Resolução SEE nº 4.814/2023, a ser publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de 13/1.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) podem consultar a escola para a qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O encaminhamento dos alunos inscritos no Sucem foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.
Documentação
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2023, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante;
- Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Vagas remanescentes
Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também foi alterado. Agora, o candidato que não fez o cadastro no Sucem dentro do prazo estabelecido deverá aguardar o período de vagas remanescentes, a partir do dia 27/1.