Chuva intensa deixa 280 famílias impactadas e 50 desabrigados em Santana do Paraíso, diz prefeito

Bruno Morato relata ações preventivas e desafios enfrentados durante as fortes chuvas que impactaram o município.

Por Plox

13/01/2025 10h20 - Atualizado há 6 meses

As chuvas torrenciais que atingiram o Vale do Aço entre sábado e domingo, com volumes superiores a 220 milímetros em poucas horas, resultaram em 11 mortes na região, sendo uma delas em Santana do Paraíso. A vítima, uma mulher de 36 anos, foi soterrada no bairro Industrial, apesar dos esforços da Defesa Civil e da prefeitura para evacuar áreas de risco.

Prevenção salvou vidas, mas tragédia foi inevitável
O prefeito Bruno Morato destacou as medidas preventivas realizadas ao longo do ano, como a limpeza de cursos d'água e calhas, mas admitiu que o volume extremo de chuva ultrapassou a capacidade de resposta:
"Infelizmente, para uma pessoa não deu tempo. Isso é um fato lastimável, mas graças à ação preventiva eu posso dizer para vocês que muito mais vidas foram preservadas."

A área onde ocorreu o soterramento foi interditada após outros deslizamentos. Apesar disso, nenhuma outra fatalidade foi registrada no município.

 

Áreas de risco permanecem sob alerta
Segundo o prefeito, as principais áreas de risco em Santana do Paraíso incluem:

-Zona rural: Comunidade de Batinga. 

-Bairro Águas Claras: Risco de alagamento.

-Bairro Industrial: Risco de deslizamentos.

Embora cinco comunidades rurais permaneçam interditadas, as vias urbanas foram liberadas. No entanto, algumas estão parcialmente comprometidas e operam com restrições.

Foto: Redes Sociais

 

Apoio a desabrigados e desalojados
O município tem abrigado cerca de 50 pessoas desabrigadas, enquanto aproximadamente 280 famílias foram impactadas pelas enchentes e deslizamentos. Abrigos temporários foram disponibilizados nas seguintes escolas:

-Escola do Centro de Santana do Paraíso, José Dias Bicalho.

-Escola João Matias, no bairro Industrial.

-Escola do bairro Águas Claras.

Orientação à população: priorizar a segurança
Autoridades reforçam a importância de atender aos alertas da Defesa Civil e buscar locais seguros em caso de risco:
"A vida tem um valor único, então realmente neste momento as pessoas busquem abrigo em local seguro. O patrimônio pode ser recuperado, mas a vida não", enfatizou o prefeito.

Foto: Redes Sociais

As equipes municipais seguem mobilizadas para desobstruir vias e oferecer assistência às famílias atingidas, enquanto a previsão de chuvas mantém o estado de alerta na região.

 

 

 

 

 

 

Destaques