Maduro propõe uso de tropas brasileiras para "libertar" Porto Rico
Ditador venezuelano fez a declaração durante evento de esquerda em Caracas, gerando controvérsia.
Por Plox
13/01/2025 08h48 - Atualizado há 4 meses
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, surpreendeu ao sugerir o uso de “tropas do Brasil” para promover a “libertação de Porto Rico”. A declaração foi feita no último sábado (11), durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, realizado em Caracas. Porto Rico, localizado no Caribe, é atualmente um território associado aos Estados Unidos.
Declaração durante evento em Caracas
Durante o discurso, Maduro afirmou que a libertação de Porto Rico é parte de uma “agenda de libertação” inspirada por Simón Bolívar, herói da independência latino-americana.
– Assim como no norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação. A agenda foi escrita por Simón Bolívar. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la, Breno. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha? – declarou o ditador.
A menção a “Breno” não foi esclarecida, gerando especulações sobre quem seria a pessoa citada e sua possível ligação com o governo brasileiro. Além disso, Maduro fez referência a um suposto “Batalhão Abreu de Lima”, mas atualmente tal nome é utilizado por um batalhão específico da Polícia Militar de Pernambuco.
Posicionamento contrário da governadora de Porto Rico
Apesar das palavras de Maduro, a governadora de Porto Rico, Jenniffer González-Colón, mantém uma postura contrária ao regime venezuelano. Após as eleições na Venezuela, González-Colón afirmou:
– Edmundo González é o presidente eleito da Venezuela, e apoio María Corina e o corajoso povo venezuelano.
Histórico de tensões
A declaração de Maduro se soma a outros episódios que refletem a relação conflituosa entre os Estados Unidos e o regime venezuelano. Porto Rico, como território associado aos EUA, tem autonomia parcial, mas continua sob jurisdição norte-americana, um status frequentemente questionado.
Veja também:
- Brasil vendeu 20 mil frascos de spray de pimenta para Venezuela
- Governo Lula se pronuncia sobre situação política da Venezuela
- Países que participaram da posse de Nicolás Maduro
- Joe Biden aumenta recompensa pela captura de Nicolás Maduro
- Venezuela fecha fronteira com o Brasil em dia de posse