Maduro propõe uso de tropas brasileiras para "libertar" Porto Rico

Ditador venezuelano fez a declaração durante evento de esquerda em Caracas, gerando controvérsia.

Por Plox

13/01/2025 08h48 - Atualizado há 4 meses

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, surpreendeu ao sugerir o uso de “tropas do Brasil” para promover a “libertação de Porto Rico”. A declaração foi feita no último sábado (11), durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, realizado em Caracas. Porto Rico, localizado no Caribe, é atualmente um território associado aos Estados Unidos.

Declaração durante evento em Caracas

Durante o discurso, Maduro afirmou que a libertação de Porto Rico é parte de uma “agenda de libertação” inspirada por Simón Bolívar, herói da independência latino-americana.

– Assim como no norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação. A agenda foi escrita por Simón Bolívar. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la, Breno. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha? – declarou o ditador.

A menção a “Breno” não foi esclarecida, gerando especulações sobre quem seria a pessoa citada e sua possível ligação com o governo brasileiro. Além disso, Maduro fez referência a um suposto “Batalhão Abreu de Lima”, mas atualmente tal nome é utilizado por um batalhão específico da Polícia Militar de Pernambuco.

Posicionamento contrário da governadora de Porto Rico

Apesar das palavras de Maduro, a governadora de Porto Rico, Jenniffer González-Colón, mantém uma postura contrária ao regime venezuelano. Após as eleições na Venezuela, González-Colón afirmou:

– Edmundo González é o presidente eleito da Venezuela, e apoio María Corina e o corajoso povo venezuelano.

Histórico de tensões

A declaração de Maduro se soma a outros episódios que refletem a relação conflituosa entre os Estados Unidos e o regime venezuelano. Porto Rico, como território associado aos EUA, tem autonomia parcial, mas continua sob jurisdição norte-americana, um status frequentemente questionado.

Veja também:

  1. Brasil vendeu 20 mil frascos de spray de pimenta para Venezuela
  2. Governo Lula se pronuncia sobre situação política da Venezuela
  3. Países que participaram da posse de Nicolás Maduro
  4. Joe Biden aumenta recompensa pela captura de Nicolás Maduro
  5. Venezuela fecha fronteira com o Brasil em dia de posse
Destaques