Ministros e presidente do Congresso lamentam mortes por chuvas no Vale do Aço
Tragédia no Vale do Aço mobiliza lideranças do governo federal, com 11 mortes confirmadas em Ipatinga e Santana do Paraíso.
Por Plox
13/01/2025 11h04 - Atualizado há 6 meses
As intensas chuvas que atingiram o Vale do Aço, em Minas Gerais, causaram deslizamentos de terra nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, resultando na morte de 11 pessoas no domingo (12). Entre as vítimas, cinco pertenciam à mesma família, destacando a gravidade da situação. O episódio comoveu autoridades e lideranças políticas do país, que se manifestaram em solidariedade e reforçaram o compromisso com medidas de assistência.

Ministro Alexandre Silveira se manifesta
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia e ex-delegado da Polícia Civil na região, expressou pesar pelas mortes. “Devo grande parte da minha formação pessoal e profissional ao Vale do Aço. A tragédia em Ipatinga e outras cidades da região por causa das chuvas é de rasgar o coração. Minha solidariedade às famílias das vítimas e aos atingidos”, publicou em suas redes sociais.
O ministro informou que está em contato direto com outros membros do governo para articular ações imediatas. "Estou em contato com meus colegas ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, acompanhando juntos a situação para que todas as ações que dependam do Governo Federal ocorram de maneira célere e efetiva. Mais do que nunca o momento é de trabalharmos juntos”, afirmou.
Ação pela dignidade das vítimas
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos, destacou a urgência no realojamento das famílias afetadas. "O Vale do Aço chora! Deslizamentos de terra devido às fortes chuvas já causaram 11 mortes em Ipatinga e região. Dessas, cinco eram de uma mesma família. Me solidarizo com os familiares e amigos das vítimas e de todos atingidos por essa tragédia. Os desabrigados precisam ser alojados com dignidade, e o poder público agir com celeridade para minimizar os danos", enfatizou.
Rodrigo Pacheco destaca a necessidade de ações coordenadas
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também expressou pesar e preocupação com a situação enfrentada pelos moradores da região. “Acompanho com muita atenção as informações sobre os impactos das fortes chuvas que atingem cidades de Minas Gerais. Com imensa tristeza, externo meus sentimentos aos familiares e amigos dos mortos em razão de temporais que atingiram a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Solidarizo-me com os demais moradores do município que enfrentam adversidades relacionadas às chuvas. E também destaco meu apoio aos cidadãos de outras cidades mineiras que passam por esse grave problema, que requer o empenho das autoridades para minimizar esse cenário”, declarou em nota oficial.