Com calor extremo, cariocas e turistas dormem nas praias do Rio
Após registrar 40,8°C, cariocas lotam a Praia do Arpoador em busca de alívio enquanto 12 bairros da Zona Norte enfrentam apagão; protocolo de calor é elevado ao nível 3 e Cedae reforça postos de hidratação na região metropolitana
13/01/2026 às 07:11por Redação Plox
13/01/2026 às 07:11
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Depois do dia mais quente do verão, com temperatura oficial de 40,8°C, muitos moradores do Rio de Janeiro buscaram alívio do calor nas praias durante a madrugada desta terça-feira (13).
A Praia do Arpoador, na Zona Sul, foi um dos pontos mais procurados, com banhistas aproveitando a brisa do mar para tentar dormir ou simplesmente se refrescar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta foi a segunda marca histórica consecutiva. No domingo (11), os termômetros chegaram a 39,7°C e, na segunda-feira (12), a temperatura subiu para 40,8°C.
Para esta terça, a previsão é de um leve alívio, mas ainda com calor intenso: a máxima estimada é de 38°C.
Noite nas praias e apagão em bairros da Zona Norte
Enquanto parte da população tentava escapar do calor nas praias, moradores de 12 bairros da Zona Norte enfrentavam a madrugada sem energia elétrica.
A instabilidade na rede da Light afetou áreas do Méier, Cachambi, Todos os Santos, Del Castilho, Maria da Graça, Engenho de Dentro, Jacarezinho e Benfica. Casas e ruas ficaram completamente às escuras.
Até as 6h desta terça, a concessionária ainda não havia informado a causa do apagão, apenas que equipes estavam em campo para restabelecer o fornecimento.
Com calor extremo, cariocas e turistas dormem nas praias do Rio
Foto: Reprodução/TV Globo
Rio atinge nível 3 do Protocolo de Calor
O calor extremo fez o Rio alcançar, no sábado (10), o nível 3 do Protocolo de Calor, que vai até o nível 5.
Esse estágio é acionado quando as temperaturas variam entre 36°C e 40°C, com previsão de manutenção ou elevação por, pelo menos, três dias consecutivos.
Postos de hidratação na Região Metropolitana
A Cedae informou que manterá postos de hidratação na Região Metropolitana, com expectativa de distribuir mais de 5 mil litros de água.
Os pontos de atendimento funcionam em estações de trem no Centro do Rio e em locais itinerantes em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Banhistas se refrescam na Praia do Arpoador após o dia mais quente do ano
Foto: Reprodução/TV Globo
Rio domina ranking das cidades mais quentes do país
Segundo dados do Inmet, nesta segunda-feira o Rio de Janeiro concentrou quase todas as maiores temperaturas registradas no Brasil. Apenas uma cidade fora do estado apareceu entre as dez primeiras.
Veja o ranking:
1º Seropédica (RJ) – 41°C – Região Metropolitana do Rio
2º Rio de Janeiro – Vila Militar (RJ) – 40,8°C
3º Niterói (RJ) – 40,5°C
4º Rio de Janeiro – Marambaia (RJ) – 40°C
5º Duque de Caxias – Xerém (RJ) – 38,8°C
6º Rio de Janeiro – Galeão (RJ) – 38,6°C
7º Rio de Janeiro – Santa Cruz (RJ) – 38,6°C
8º Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ) – 38,4°C
9º Picos (PI) – 38,1°C (única cidade fora do RJ no Top 10)