Fiat faz recall em mais de 250 mil carros por defeito nos "airbags mortais"

Por conta da falha, 25 pessoas morreram, duas no Brasil e mais de 300 ficaram feridas

Por Plox

13/02/2022 11h30 - Atualizado há cerca de 2 anos

A Fiat está fazendo recall em 257.770 veículos dos modelos Uno, Palio, Grand Siena, Doblò e Fiorino por conta de uma falha nos airbags frontais. Os carros nos quais a empresa esta convocando os donos foram produzidos entre 2014 e 2016. O reparo é gratuito.

A troca dos “airbags mortais” faz parte do escândalo da empresa japonesa Takata que envolveu milhões de veículos em todo o mundo. Por conta da falha, 25 pessoas morreram, duas no Brasil e mais de 300 ficaram feridas.

Foto: Divulgação

 

A peça dos airbags mortais que apresenta defeito é o insuflador. Dentro dela fica o gás nitrato de amônio, usado para fazer a bolsa de ar inflar em casos de colisão. No caso das peças usadas pela Takata, elas apresentaram trincas e infiltração de umidade, fazendo com que quando o airbag seja acionado forte demais estilhaçando a peça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes e causando ferimentos que podem ser fatais.

Veículos envolvidos no recall da Fiat

Foto: Reprodução


O defeito foi descoberto em 2013. Desde então, o número de veículos chamados para recall passou dos 100 milhões, de 19 diferentes fabricantes. Este é o maior recall da história da indústria automotiva.

Em 2020 o motorista de um Celta 2014 morreu por conta do problema em Aracaju. Alguns dias depois, pelo mesmo problema, dois ocupantes de um Civic 2008 vieram a óbito.
 

Destaques