Brasil enfrenta surto de dengue com mais de meio milhão de casos em 2024; MG lidera

Governo e forças armadas unem esforços para combater a epidemia, que já resultou em 75 mortes confirmadas e outras 340 sob investigação

Por Plox

13/02/2024 08h53 - Atualizado há 2 meses

O Brasil registrou um alarmante número de casos de dengue no início de 2024, ultrapassando a marca de 500 mil infecções. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até o momento, foram contabilizados 512.353 casos prováveis da doença, além de 75 óbitos confirmados e 340 mortes ainda em análise.

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Distrito Federal e Estados Mais Afetados

O Distrito Federal apresentou a maior taxa de incidência, com um índice de 230,1, sinalizando um nível moderado de transmissão. Até agora, foram relatados 6.481 casos prováveis de dengue na capital. Em termos de número total de casos, Minas Gerais lidera com 10.759 casos prováveis, seguido de perto por São Paulo, com 10.672 casos ainda pendentes de confirmação.

Notavelmente, há uma discrepância entre os números reportados pelos estados e aqueles divulgados pelo governo federal, evidenciando uma defasagem nas estatísticas. Por exemplo, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais reportou, em seu último boletim de 5 de fevereiro, um total de 39.282 casos confirmados de dengue e 7 mortes.

Esforços de Combate e Prevenção

Em resposta ao surto, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma convocação por meio de um pronunciamento na TV e no rádio, urgindo a população e as autoridades locais a intensificarem as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Destacou-se que 73% dos focos do mosquito se encontram em áreas residenciais.

Além das ações de prevenção, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de vacinas contra a dengue, focando na imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, devido à limitação no número de doses disponíveis.

Destaques