Carnaval 2026 em Belo Horizonte: trânsito muda em várias regiões; confira as alterações

Cortejos ocupam ruas em diferentes regiões e, na madrugada de sábado (14), o Então, Brilha! concentra a partir das 4h na Avenida do Contorno, com interdições e desvios

13/02/2026 às 12:14 por Redação Plox

No fim da tarde desta sexta-feira (13), diversos blocos de carnaval tomam as ruas de Belo Horizonte e provocam alterações significativas no trânsito. Os cortejos afetam a circulação em bairros como Savassi, Floresta, Centro, Barro Preto, Lourdes, Serra e no entorno do Mineirão, na Pampulha.


Alterações no trânsito já começam em várias regiões; veja o que muda

Alterações no trânsito já começam em várias regiões; veja o que muda

Foto: (Divulgação/PBH)


Na madrugada de sábado (14), o destaque da programação é o bloco Então, Brilha!, que terá concentração a partir das 4h na Avenida do Contorno, entre as ruas Curitiba e São Paulo.

Operação especial de trânsito para o bloco Então, Brilha!

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, que reúne BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, vão acompanhar os blocos e promover intervenções nas vias próximas aos cortejos. Medidas operacionais serão adotadas em toda a região da Avenida do Contorno, entre as ruas Curitiba e São Paulo, ponto de concentração do Então, Brilha!.

Enquanto os foliões chegam, equipes da BHTrans finalizam intervenções na região do Complexo da Lagoinha, do Terminal Rodoviário e da Avenida Oiapoque, com foco na segurança viária e na organização do tráfego nas proximidades do percurso. O desfile seguirá pelas avenidas do Contorno e dos Andradas, em direção à Praça da Estação.

Interdições no entorno do Centro de BH

Estão previstas as seguintes interdições:

Complexo da Lagoinha e acessos principais

  • Fechamento dos acessos ao Viaduto Leste (Complexo da Lagoinha), na saída do Túnel da Lagoinha (Avenida Cristiano Machado), na Avenida Antônio Carlos e na Avenida Nossa Senhora de Fátima.
  • Interdição do acesso da Avenida Antônio Carlos ao Viaduto Nansen Araújo (Avenida Oiapoque).

Avenida do Contorno e vias cruzadas

  • Interdição da Avenida do Contorno, entre a Rua Tupinambás e a Rua Paulo de Frontin, no sentido Rodoviária/Área Hospitalar.
  • Interdição da Avenida do Contorno, entre a Rua dos Carijós e o Viaduto da Floresta (Contorno com Andradas), no sentido Área Hospitalar/Rodoviária.
  • Interdição das vias que cruzam a Avenida do Contorno: ruas 21 de Abril, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia.

A partir das 10h, essas intervenções se somam às já programadas para outras vias da área central. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito estarão no local para orientar moradores e foliões.

Rotas de desvio para motoristas

Complexo da Lagoinha

Veículos que chegam pelas avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Nossa Senhora de Fátima serão desviados para acessar a área central pelo Viaduto Sarah Kubitschek, com saída na Avenida Olegário Maciel ou na Rua dos Caetés.

Origem na Região Leste

A alternativa de acesso inclui Avenida dos Andradas, Rua dos Carijós, Rua Espírito Santo, Avenida Amazonas, Rua dos Tupis, Rua Mato Grosso e, em seguida, acesso ao Complexo da Lagoinha.

Origem na Região Oeste

Os motoristas poderão utilizar a Avenida do Contorno, Rua dos Tupinambás, Avenida Olegário Maciel, Rua dos Caetés e Rua Curitiba.

Ajustes no transporte coletivo

As linhas do transporte coletivo terão ajustes de itinerário e de pontos de embarque e desembarque devido às interdições, tanto na área central quanto nas regionais. Agentes da Sumob e da BHTrans estarão nas ruas para orientar os passageiros sobre os novos locais de parada.

As mudanças específicas do transporte coletivo podem ser consultadas no Portal da PBH, onde estarão detalhados os desvios e alterações temporárias das linhas.

Funcionamento das estações MOVE

As estações MOVE Rio de Janeiro e São Paulo, localizadas na Avenida Santos Dumont, permanecerão fechadas no sábado (14), das 4h às 11h59, em função dos desfiles na região da Praça Rui Barbosa.

Nesse período, o atendimento aos usuários será realizado pelas estações MOVE Tamoios e Carijós, na Avenida Paraná, que funcionarão normalmente.

O funcionamento das estações Rio de Janeiro e São Paulo será retomado a partir das 12h de sábado (14).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a