Menina de 5 anos é internada e entubada após ser esquecida em carro sob calor de 38°C em SC
Caso ocorreu em Jaraguá do Sul; Polícia Civil vai ouvir o pai e apura possível crime de maus-tratos
13/02/2026 às 18:39por Redação Plox
13/02/2026 às 18:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma menina de cinco anos precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ser entubada após, segundo o Samu, ter sido esquecida dentro de um carro por cerca de 1 hora e meia sob forte calor em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu na quinta-feira (12), dia em que a temperatura chegou a 38°C, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado.
Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Foto: Divulgação
De acordo com o delegado Augusto Brandão, o pai teria esquecido a criança no veículo. Ele será ouvido pela Polícia Civil, que apura possível crime de maus-tratos.
O delegado informou que solicitou o prontuário médico da paciente. Segundo ele, não houve registro de boletim de ocorrência e a Polícia Militar não foi acionada.
A menina foi levada por familiares ao Hospital São José com rebaixamento do nível de consciência (RNC). Não há informações sobre o momento em que ela foi localizada dentro do automóvel.
Como a unidade não possui setor pediátrico, o Samu foi acionado para realizar o transporte até o Hospital Jaraguá.
Atendimento e quadro clínico após o socorro
Segundo o médico intensivista pediatra e chefe da emergência do Hospital Jaraguá, Cauby Motta, a criança foi extubada na sexta-feira (13), após um trabalho contínuo de três equipes: do Hospital São José, da Emergência do Hospital Jaraguá e da UTI pediátrica da mesma unidade.
Ela deu entrada primeiro no São José. Extremamente grave, desidratada, em choque hipovolêmico, bastante grave mesmo. Graças às ações rápidas do Hospital São José e às complementações das ações da emergência do Hospital Jaraguá, a gente conseguiu estabilizar.
Cauby Motta
A menina precisou ser entubada para garantir a respiração e proteger o sistema nervoso central. Após a estabilização, foi transferida para a UTI. O exame de tomografia não identificou edema cerebral.
De acordo com o médico, a paciente encontra-se extubada e estável, após a atuação coordenada das equipes envolvidas no atendimento a um quadro considerado de alto risco de mortalidade sem intervenção especializada.
Em nota, o Hospital Jaraguá informou que a paciente segue internada em UTI, em estado estável, consciente e comunicativa, permanecendo em observação contínua.