Morre segundo filho baleado por secretário em Goiás, informa a polícia
PCGO investiga o caso como homicídio consumado e homicídio tentado seguidos de autoextermínio; o pai era secretário de Governo do município
13/02/2026 às 18:50por Redação Plox
13/02/2026 às 18:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Morreu, na tarde desta sexta-feira (13/2), Benício Araújo Machado, de 8 anos, segundo filho do secretário de Governo de Itumbiara (GO), Thales Machado, de 40 anos. A criança não resistiu ao ferimento causado por um tiro disparado pelo próprio pai, que também atirou contra o filho mais velho, Miguel Araújo Machado, e se matou em seguida, na madrugada de quinta-feira (12/2). O crime ocorreu no condomínio onde a família morava.
A morte de Benício foi confirmada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) e por pessoas ligadas ao hospital em que o menino estava internado em estado gravíssimo desde o dia do ataque.
Secretário de Governo de Itumbiara (GO), Thales Machado, atirou contra os dois filhos, de 12 e 8 anos, e se matou, em seguida
Foto: Instagram/Reprodução
Investigação e carta de despedida
Em uma carta póstuma de despedida, publicada em rede social, Thales pediu desculpas a familiares e amigos pelo crime, relatou enfrentar dificuldades no casamento e disse ter descoberto uma suposta traição da esposa. A mãe dos garotos estava em viagem para São Paulo no momento da tragédia que atingiu a família.
Horas antes de atirar contra os filhos e tirar a própria vida, o secretário fez uma publicação em rede social com declarações de afeto aos meninos.
Que Deus abençoe sempre meus filhos. Papai ama muito – Thales Machado
Morte de Miguel e velório
O filho mais velho, Miguel, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi velado na quinta-feira na casa do avô materno, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.
O caso é investigado pela Polícia Civil de Goiás. Em nota, a corporação informou que trata o episódio como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. Até o momento, não há indícios da participação de terceiros nem informações oficiais sobre a dinâmica detalhada do crime.
Thales Machado com a esposa e os filhos
Foto: (Reprodução / Instagram)
Thales Machado com a esposa e os filhos
Foto: Reprodução / Instagram
Thales Machado com a esposa e os filhos
Foto: Reprodução / Instagram
Perfil e trajetória de Thales Machado
Thales Machado era secretário de Governo de Itumbiara e genro do prefeito Dione Araújo, atuando na pasta desde 2021. Figura conhecida na política local, ele se apresentava nas redes sociais como alguém “nascido e criado em Itumbiara, pai, marido e alguém que acredita muito no cuidado com as pessoas”.
Nas redes, o secretário costumava compartilhar registros com os filhos, inclusive em jogos do Flamengo, time para o qual torcia.
Thales era cotado para disputar as eleições deste ano com apoio do sogro. A expectativa era de que lançasse candidatura a deputado estadual ou até mesmo a deputado federal, com base na projeção que vinha ganhando na política municipal.
A criança estava internada desde a madrugada de quinta (12/2), quando o pai, Thales Machado, atirou contra os dois filhos no condomínio da família