BC informa vazamento de dados cadastrais ligados a chaves Pix no Agibank
Segundo o Banco Central, incidente foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição e não expôs senhas nem dados bancários sigilosos
13/02/2026 às 18:33por Redação Plox
13/02/2026 às 18:33
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Banco Central informou nesta sexta-feira (13) a ocorrência de um vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves Pix sob responsabilidade do Banco Agibank S.A. De acordo com a autoridade monetária, o incidente foi provocado por falhas pontuais nos sistemas da instituição financeira.
O BC ressaltou que não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, registros de movimentações ou saldos de contas, nem de qualquer conteúdo protegido por sigilo bancário. As informações acessadas são apenas de natureza cadastral.
Agibank
Foto: Reprodução
Dados vazados não permitem movimentação de recursos
Segundo o Banco Central, os dados obtidos no incidente não possibilitam a movimentação de recursos, o acesso a contas ou a outras informações financeiras. Por isso, o episódio é classificado como de baixo impacto potencial para os usuários.
A instituição destacou que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais acessados serão comunicadas diretamente pelos bancos com os quais mantêm relacionamento, por meio de canais digitais oficiais.
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Banco Central
Notificação aos usuários e medidas de apuração
O Banco Central informou que já adotou as ações necessárias para apurar em detalhes o ocorrido e que aplicará as medidas sancionatórias previstas na regulação vigente, caso sejam identificadas responsabilidades.
Apesar de considerar o impacto potencial baixo e de a legislação atual não exigir a divulgação pública de casos como esse, o BC afirmou que decidiu comunicar o incidente em respeito ao princípio da transparência que orienta sua atuação.
Na nota divulgada, a instituição reforça que o evento envolveu exclusivamente dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda do Agibank, e que não foram comprometidas informações que permitam qualquer tipo de transação financeira ou acesso indevido a contas.