Chuvas provocam soterramento em Manaus e deixam oito mortos, entre eles quatro crianças

Deslizamento atingiu 11 casas no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus; resgate ainda busca sobreviventes.

Por Plox

13/03/2023 14h56 - Atualizado há mais de 1 ano

Pelo menos oito pessoas morreram, sendo quatro crianças, após o soterramento de onze casas causado pela forte chuva que atingiu Manaus no último domingo (12). O bairro Jorge Teixeira, na zona leste da cidade, foi o mais afetado pelo deslizamento que atingiu as casas que ficavam na parte de baixo de um barranco. Imagens nas redes sociais mostram moradores ajudando no resgate no escuro, no meio da lama, dos restos das casas e em clima de comoção. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos. As buscas continuam para tentar encontrar sobreviventes e mais corpos.

 

A Prefeitura de Manaus ativou o comitê de gestão de crise por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de semana e do desmoronamento que ocorreu na noite de domingo. O prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima foram ao local para acompanhar os trabalhos de socorro. 

Foto: reprodução Twitter

 

Segundo o prefeito, a região onde ocorreu o desmoronamento é de alto risco e há mais 62 áreas nessa mesma situação em Manaus. A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou nota dizendo que as chuvas intensas e concentradas tornam as encostas de Manaus suscetíveis a deslizamentos, que podem ser ainda mais perigosos em áreas de risco.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, o acumulado de chuva foi de 96 mm nas últimas horas na região onde ocorreu o desmoronamento. A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou nota alertando para o fato de que as chuvas intensas e concentradas tornam as encostas de Manaus suscetíveis a deslizamentos. 

Bombeiros, funcionários da prefeitura e voluntários continuam fazendo buscas no local a procura de sobreviventes e de corpos. O resgate ainda segue em curso em meio a condições extremamente difíceis e instáveis.

Destaques