"Cordilheira do Espinhaço": novo destino turístico de Minas Gerais será lançado em Belo Horizonte

Iniciativa pretende estimular o turismo e o desenvolvimento econômico nos cinco municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que integram o destino

Por Matheus Valadares

13/03/2023 11h25 - Atualizado há mais de 1 ano

A Serra do Espinhaço, única cordilheira do Brasil e reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, inspirou o lançamento do novo destino turístico "Cordilheira do Espinhaço" em cinco cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O objetivo é tornar-se uma referência entre os destinos de turismo de natureza.

Nesta quinta-feira (16), às 9h30, a sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, receberá a cerimônia de lançamento do destino, com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. O evento também contará com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Sebrae Minas, Governo de Minas Gerais, a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e as cinco prefeituras dos municípios que fazem parte do destino - Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina.

Turmalina é um dos municípios que será contemplado com o novo roteiro turístico. Foto: Prefeitura de Turmalina/Divulgação.

 

Além de apresentar as ações já realizadas, a cerimônia também destacará as expectativas de curto, médio e longo prazo para fomentar o turismo no novo destino e, consequentemente, gerar emprego e renda para a região.

A iniciativa do Sebrae Minas e do Governo de Minas em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera Unesco e as cinco prefeituras que compõem o destino, pretende fortalecer o turismo de natureza na região e atrair visitantes do Brasil e do mundo.

Destaques