Depilação íntima: escolha pessoal e bem-estar

A depilação íntima é um tema que ainda gera muita controvérsia. Muitas pessoas acreditam que a ausência de pelos é essencial para a higiene pessoal, mas essa ideia é um equívoco

Por Plox

13/04/2023 16h32 - Atualizado há mais de 1 ano

A depilação íntima é um tema que ainda gera muita controvérsia. Muitas pessoas acreditam que a ausência de pelos é essencial para a higiene pessoal, mas essa ideia é um equívoco. De acordo com a Dra. Renata Parente, cirurgiã especializada na região íntima, os pelos são anexos da pele, assim como as unhas e as glândulas, e sua presença ou ausência não interfere na higiene.

Apesar disso, a depilação íntima é uma escolha pessoal, e muitas mulheres optam por removê-los por questões estéticas. Segundo a Dra. Renata, a vulva possui uma infinidade de características, e os pelos fazem parte dela. Para a médica, o bem-estar excede o padrão imposto, por isso é tão importante se aceitar. "Amar nosso corpo também é acolher as diferenças. Cada vulva tem uma anatomia diferente. Não existe padrão, tipo certo ou perfeição", explica.

tualmente, as mulheres se sentem mais livres para optar entre manter ou retirar os pelos total ou parcialmente. Foto: Freepik/Reprodução.

 

Opções de depilação

Atualmente, as mulheres se sentem mais livres para optar entre manter ou retirar os pelos total ou parcialmente. É possível depilar apenas o contorno da linha da calcinha, bigodinho, triângulo ou deixar apenas uma faixinha. A escolha do que fazer com os pelos é da própria mulher, e a depilação é uma forma de expressão pessoal.

Para algumas mulheres, usar a criatividade na hora da depilação não é um desafio.

Entretanto, muitas vezes, o incômodo parte dos fios brancos presentes na área. Para quem preferir, há um procedimento que oferece um pigmento específico para tingir os pelos, realçando o desenho com a tonalidade escolhida e proporcionando brilho aos fios.

Já para quem opta pela depilação total ou aparo dos pelos, as técnicas indicadas vão desde a cera morna até o tratamento a laser ou luz pulsada (fotodepilação). Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha deve ser feita com cuidado e após consulta com um profissional qualificado.

O importante é que cada mulher se sinta confortável e confiante com sua escolha, sem se deixar influenciar por padrões ou opiniões alheias. A depilação íntima é uma escolha pessoal, e o bem-estar deve sempre vir em primeiro lugar.


 

Destaques