Bolsonaro passa por nova cirurgia em Brasília após agravamento intestinal
Ex-presidente foi submetido a procedimento para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal
Por Plox
13/04/2025 10h57 - Atualizado há 5 dias
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido, na manhã deste domingo (13), a um procedimento cirúrgico no Hospital DF Star, em Brasília. Internado desde a noite anterior, após ser transferido de Natal (RN), ele enfrentava um quadro de subobstrução intestinal.

A informação foi divulgada pelo próprio Bolsonaro em mensagem a aliados políticos, na qual mencionou que seria operado às 8h da manhã e agradeceu a presença de profissionais de saúde e do bispo JB Carvalho. Ele também manifestou confiança no sucesso da cirurgia.
Segundo o boletim médico emitido pela equipe do hospital, após uma nova avaliação clínica e cirúrgica, os exames laboratoriais e de imagem revelaram a persistência do quadro de subobstrução, mesmo após as medidas iniciais. Diante disso, os médicos optaram pelo tratamento cirúrgico.
Veja nesse vídeo a reação de apoiadores do ex-presidente quando ele saiu do hospital no Rio Grande do Norte
Vídeo: Redes SociaisO procedimento realizado foi uma laparotomia exploradora, que consistiu na liberação de aderências intestinais e na reconstrução da parede abdominal. Os responsáveis pelo caso são o Dr. Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica, e os cardiologistas Dr. Leandro Echenique e Dr. Ricardo Camarinha. Também assinam a nota o diretor médico do hospital, Dr. Guilherme Meyer, e o diretor geral, Dr. Allisson Barcelos Borges.
A internação de Bolsonaro começou na sexta-feira (11), quando passou mal durante compromissos no interior do Rio Grande do Norte. Na cidade de Santa Cruz, ele foi levado a um hospital local, e posteriormente transferido de helicóptero até Natal. Lá, exames apontaram a obstrução intestinal, resultado de complicações da facada sofrida durante a campanha de 2018.
Com o agravamento do quadro, a família e o próprio ex-presidente decidiram pelo deslocamento para a capital federal, feito à noite em uma UTI aérea.
"Domingo, logo mais, às 08h me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem", escreveu Bolsonaro
Leia a íntegra da nota divulgada pelo hospital
“Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas.
As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star”