Morre o ator e escritor Antônio Amaro do Santinhas do Pau Oco

Ator interpretava a Irmã Elisa no grupo Santinhas do Pau Oco e também era autor de obras literárias

Por Plox

13/04/2025 22h26 - Atualizado há 4 dias

O mundo artístico mineiro se despediu, nesse domingo (13/04), de uma de suas figuras mais queridas e criativas. Morreu aos 61 anos o ator e escritor Antônio Amaro Alves, conhecido principalmente por seu trabalho no grupo teatral Santinhas do Pau Oco, onde interpretava a icônica personagem Irmã Elisa.

Imagem Foto: Redes Sociais


Natural de Ipatinga, no Vale do Aço, Antônio Amaro conquistou o carinho do público com sua irreverência, talento cênico e dedicação à cultura local. Além dos palcos, também se destacou como escritor, sendo autor da obra Poesia no Muro, entre outros trabalhos que marcaram sua trajetória na literatura.

Imagem Foto: Redes Sociais

A notícia de sua morte foi divulgada por meio das redes sociais do grupo Santinhas do Pau Oco, que lamentou a partida repentina do artista. "Nossos corações estão voltados à saudade e ótimas lembranças deste fantástico e inesquecível ator que foi Antônio Amaro, que acaba de nos deixar tão repentinamente. Nossas orações se juntam à dos seus familiares e aos que sempre o aplaudiram: o público!", escreveu o grupo.

Imagem Foto: PLOX
Na semana passada o grupo fez uma apresentação especial comemorando os 25 anos de atuação.

Antônio Amaro nasceu em 14 de janeiro de 1964 e morreu nesse domingo (13/04/2025), vítima de um AVC, segundo integrantes do grupo. Sua trajetória nos palcos teve início em 1985, ano em que fundou o grupo de teatro Tangas & Bugigangas. Com uma carreira marcada pela criação e interpretação, escreveu diversos textos teatrais, entre eles Diga Hortênsia que Fui ao Norte, Clara, a Vítima, além de espetáculos infantis como O Mistério do Arco Dourado e Bum... A Bruxa Chegou. Durante a década de 1990, integrou o respeitado grupo de teatro Cleyde Yáconis, onde atuou sob a direção do renomado Darci Di Mônaco. Nesse período, destacou-se em peças como Transe, A Farsa do Advogado Pathelin, Nó de 4 Pernas e O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Já nos anos 2000, passou a compor o elenco fixo do grupo Santinhas do Pau Oco, no qual deu vida à irreverente Irmã Eliza. Após um afastamento de cinco anos devido a questões de saúde, seu tão aguardado retorno aos palcos aconteceu justamente na semana passada, durante a celebração dos 25 anos do grupo. Na ocasião, Antônio voltou a interpretar sua personagem mais marcante e celebrou também o lançamento de seu mais recente livro, Poesia no Muro.

Destaques