Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Resistência a antibióticos causou a morte de mais de 3 milhões de crianças no mundo

Estudo revela impactos devastadores da resistência antimicrobiana em crianças, com mais de 2 milhões de mortes ligadas a antibióticos de uso restrito

13/04/2025 às 13:15 por Redação Plox

Um levantamento global divulgado durante o evento ESCMID Global 2025 trouxe à tona uma realidade alarmante: mais de 3 milhões de crianças morreram, em 2022, vítimas de infecções relacionadas à resistência a antimicrobianos (RAM).


Imagem Foto:Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz

Segundo o estudo, as regiões do Sudeste Asiático e da África concentraram a maior parte dessas mortes, com mais de 752 mil e 659 mil óbitos infantis respectivamente. Essas fatalidades foram atribuídas, em grande parte, ao uso inadequado de antibióticos classificados como Watch e Reserve — medicamentos que devem ser reservados para casos específicos e graves, devido ao alto risco de desenvolvimento de resistência.


Os antibióticos da categoria Watch, que apresentam maior risco de gerar resistência, viram seu uso aumentar 160% no Sudeste Asiático e 126% na África entre 2019 e 2021. Já os da classe Reserve, considerados última opção em tratamentos contra infecções multirresistentes, tiveram um crescimento de uso de 45% no Sudeste Asiático e 125% na África no mesmo período.


O professor Joseph Harwell, um dos autores da pesquisa, destacou que mais de 2 milhões das mortes infantis registradas globalmente estão associadas diretamente ao uso desses medicamentos. Ele alertou para o risco crescente de ficarmos sem alternativas terapêuticas caso as bactérias se tornem resistentes a esses antibióticos de última linha. "O aumento no uso desses antibióticos, especialmente sem supervisão adequada, pode limitar seriamente as opções futuras de tratamento", afirmou.


Diversos fatores agravam a situação da RAM em países de baixa e média renda, entre eles a superlotação hospitalar, infraestrutura de saneamento deficiente e falhas nas medidas de prevenção de infecções. Esses contextos favorecem a proliferação de patógenos resistentes, tanto em ambientes hospitalares quanto nas comunidades.


O estudo também reforça que o acesso das crianças a novas formulações de antibióticos costuma ser mais limitado devido à demora no desenvolvimento de medicamentos adaptados a esse público. "As taxas de mortalidade, já elevadas, podem aumentar ainda mais se não houver uma ação coordenada e urgente para enfrentar esse problema em nível regional e global", concluiu Harwell.


Compartilhar a notícia

Veja também
Plano de Saúde
SAúDE

Planos de saúde ganham mais de 1 milhão de beneficiários em um ano

Em maio, o setor de assistência médica totalizou 48.137.767 usuários

UTI coronariana do Hospital Márcio Cunha recebe certificação Top Performer
SAúDE

UTI coronariana do Hospital Márcio Cunha recebe certificação Top Performer

Unidade também teve sua UTI Geral reconhecida entre as melhores do país pela AMIB e Epimed

SAúDE

Novo coronavírus é identificado na China: há risco de nova pandemia?

Pesquisadores analisam potencial de infecção do HKU5-CoV-2, descoberto em morcegos

Foto: Reprodução/Internet
SAúDE

Novembro Azul: câncer de próstata é a neoplasia com maior incidência em todas as regiões do Brasil

Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, são os locais com maior incidência da doença

para você
bgb
EMPREGO

Entenda o funcionamento do salário-maternidade e seus direitos

Benefício essencial para trabalhadoras durante o período de maternidade é garantido por lei; veja como solicitar

Rio
FAMOSOS

Chris Martin, vocalista do Coldplay, joga futvôlei no Rio após turnê brasileira

Banda encerra série de shows no Brasil com participações especiais

pixabay-aborto.jpg
POLíCIA

Tio acusado de estuprar e engravidar menina de 10 anos é preso em MG

Caso ganhou repercussão nas redes sociais, por conta de manifestações, a favor e contra, em relação a realização do aborto

Dólar dispara e atinge maior valor desde agosto em meio a incertezas fiscais
ECONOMIA

Dólar dispara e atinge maior valor desde agosto em meio a incertezas fiscais

Moeda americana sobe 2,64% e fecha cotada a R$ 5,51 após aumento do risco fiscal e reações a cenário político e econômico