Governo de Minas amplia oferta de vacina contra gripe
Segundo Governo, a ação busca reduzir casos de infecções respiratórias no outono e inverno
Por Plox
13/05/2023 11h13 - Atualizado há cerca de 2 anos
Visando diminuir os casos de infecções respiratórias e minimizar o impacto nos atendimentos ambulatoriais, internações e óbitos no outono e inverno, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a expansão da oferta da vacina contra a gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade que ainda não foi vacinada. A iniciativa segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e já está em vigor.

A intenção é favorecer especialmente aqueles que não integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, a SES-MG reforça a importância de vacinar gestantes, puérperas, adultos acima de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais. Josianne Dias Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, ressalta a necessidade de os municípios priorizarem o registro das doses aplicadas nesses grupos nos sistemas de informação.
A implementação da medida dependerá da disponibilidade de doses e das estratégias estabelecidas pelos municípios, que são responsáveis pela operacionalização da imunização nos territórios. As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde à SES-MG, que as distribui aos municípios por meio das Unidades Regionais de Saúde.
Em 2023, Minas Gerais já recebeu sete lotes da vacina, totalizando 6.544.000 doses. Até o dia 12 de maio, 2.374.133 doses foram aplicadas no estado, conforme dados do Ministério da Saúde. Josianne Gusmão enfatiza que a vacina é a maneira mais eficiente de prevenir casos graves e mortes por influenza e encoraja todos os indivíduos com mais de 6 meses de idade a se vacinarem na Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências.