Petrobras deverá reavaliar política de preço na próxima semana

Segundo o presidente, Jean Paul Prates, na próxima semana a estatal deve divulgar novas informações sobre a precificação

Por Plox

13/05/2023 14h36 - Atualizado há cerca de 2 anos

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, informou ontem que a empresa irá reavaliar o preço dos combustíveis na próxima semana e divulgar detalhes de sua nova estratégia de preços. Durante entrevista coletiva sobre os resultados da companhia, Prates afirmou que a Petrobras buscará equilibrar a estabilidade e a volatilidade dos preços.

Jean Paul Prates. Foto: José Cruz/ Agência Brasil

 

Segundo Prates, a companhia pretende evitar extremos, como a ausência de reajustes em 2006 e 2007 e a maratona de 118 reajustes no ano em um único combustível em 2017, que resultou na greve dos caminhoneiros. A Petrobras continuará seguindo a referência internacional dos preços do petróleo e derivados e a competitividade interna dos mercados regionais.

O presidente destacou que, sempre que possível, a empresa aguardará para responder a instabilidades ocasionais no mercado internacional, visando beneficiar a estabilidade para o cliente. Nos primeiros 100 dias de sua gestão, o preço do diesel caiu 23%, o da gasolina 4% e o do GLP (gás de cozinha) 19%.

Foto: IBGE

 

Prates também mencionou que a nova política de preços levará em consideração a relação entre atratividade e abdicação de vantagens. Ele criticou a prática do chamado preço de paridade de importação (PPI), alegando que ela levava a uma "abdicação absoluta" das vantagens nacionais, como a proximidade entre refinarias e consumidores, estruturas próprias de escoamento e transporte, e fontes de petróleo e capacidade de refino nacionais.

Destaques