Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

13 de maio: Abolição da Escravatura no Brasil completa 136 anos

Anos após a Lei Áurea, desafios persistem na garantia de direitos básicos

13/05/2024 às 11:30 por Redação Plox

Em 13 de maio de 1888, a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil pelo decreto da Lei Áurea. Esse marco histórico encerrou formalmente um período sombrio de subjugação e exploração de milhões de africanos e seus descendentes. Entretanto, passados 136 anos, a data gera debates sobre seu verdadeiro significado e os impactos sociais que se seguiram.

Foto: Arquivo Nacional

A Lei Áurea, que consta de apenas dois artigos, foi sancionada após um período de intensas pressões políticas e sociais. Entre os acontecimentos que culminaram na sua assinatura estão o início do ano parlamentar com apelos da princesa Isabel, propostas legislativas encaminhadas ao parlamento e a aprovação acelerada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Apesar da abolição formal da escravidão, especialistas apontam que a lei não foi acompanhada de políticas que garantissem a integração social e econômica dos libertos. "No dia 12 de maio os negros eram escravizados, no dia 13 eram livres, e no dia 14 eram 'sem' [sem teto e sem direitos]", destaca Matilde Ribeiro, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Foto: Antônio Luiz Ferreira/Agência Senado

Hoje, a população negra ainda enfrenta desigualdades significativas, como acesso limitado a serviços básicos de saneamento, educação e saúde. Estatísticas do Censo 2022 do IBGE revelam que pretos e pardos compõem a maioria da população que vive em condições precárias.

Cláudio Amorim, coordenador de História da Universidade Católica de Brasília, ressalta que o dia 13 de maio não deve ser visto como uma celebração, mas como uma oportunidade para reflexão e reconhecimento das lutas históricas contra a escravidão e pela justiça social.

A realidade de trabalho análogo à escravidão ainda persiste, como evidenciam dados recentes do Ministério do Trabalho e Emprego, que em 2023 resgatou mais de 3 mil pessoas em condições degradantes de trabalho. Esse cenário reforça a necessidade de políticas efetivas de reparação histórica e combate ao racismo estrutural.

 

Compartilhar a notícia

para você
Hugo Motta homenageia Barroso após saída do STF
POLíTICA

Hugo Motta homenageia Barroso após saída do STF

Presidente da Câmara destaca atuação equilibrada e compromisso com a Constituição durante trajetória de Barroso na Suprema Corte

fdf
POLíTICA

Candidato que usar inteligência artificial irregularmente poderá ser cassado, diz TSE

Dentre as principais normativas, destacam-se a obrigatoriedade de identificação de conteúdos gerados ou manipulados por IA

Estrada de Ferro Vitória a Minas receberá 36 novas locomotivas
ECONOMIA

Estrada de Ferro Vitória a Minas receberá 36 novas locomotivas

Contrato prevê entrega de modelos de alta eficiência para EFVM e EFC a partir de 2026, com produção em fábrica brasileira

Repórter é detido em área de obras da COP30 em Belém
POLíCIA

Repórter é detido em área de obras da COP30 em Belém

Profissional da agência Xinhua foi conduzido à Polícia Federal após entrar em espaço portuário restrito