Chegada de ar frio dá fim a onda de calor em MG a partir de quarta-feira (15)

Frente fria traz alívio para altas temperaturas no estado

Por Plox

13/05/2024 09h09 - Atualizado há cerca de 1 mês

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira, 13 de maio, Minas Gerais apresenta condições climáticas estáveis, porém com temperaturas elevadas em várias regiões. As altas temperaturas são sustentadas pela movimentação de uma frente fria no oceano, que direciona um fluxo de ar quente e seco do Centro-Oeste para o Sudeste, mantendo o calor intenso por todo o estado.

Foto: reprodução/ Pixabay

Este cenário favorece a persistência da onda de calor, que é caracterizada por temperaturas que superam a média em mais de 5°C. Regiões como o Triângulo, Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes e a Região Metropolitana de Belo Horizonte estão enfrentando esse fenômeno desde o dia 6 de maio. No Norte de Minas e na Zona da Mata, espera-se que os termômetros alcancem 36°C.

Apesar da influência da frente fria no clima regional, o Inmet esclarece que o fenômeno não atingirá diretamente o estado. No entanto, uma massa de ar frio que se desloca em seguida à frente fria promete romper a onda de calor a partir de quarta-feira, 15 de maio.

Em Belo Horizonte, a Defesa Civil registrou uma temperatura mínima de 17,1°C e máxima prevista de 31°C para hoje, com a umidade relativa do ar girando em torno de 30% durante a tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar entre 20% e 30% exige atenção, enquanto índices abaixo de 20% representam um estado de alerta. O nível ideal para a saúde humana varia entre 40% e 70%.

 

 

 

Destaques