Enem 2024: provas serão realizadas em novembro

Inscrições abrem em maio; taxa de inscrição é de R$ 85, com isenção disponível para alunos da rede pública

Por Plox

13/05/2024 10h06 - Atualizado há cerca de 1 mês

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, agendado para os dias 3 e 10 de novembro, já tem seu cronograma completo estabelecido, conforme o edital publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União. O processo de inscrição será realizado entre 27 de maio e 7 de junho, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Todos os candidatos, incluindo aqueles isentos da taxa de inscrição, deverão efetuar o registro para participar do exame. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito até 12 de junho. Apesar da isenção para alunos da rede pública, o processo de inscrição é obrigatório para garantir a participação nas provas.

O Enem continua a ser um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado tanto por instituições públicas quanto privadas para seleção, além de ser requisito para programas de auxílio estudantil governamentais como Sisu, Prouni e Fies.

As provas serão distribuídas em dois domingos consecutivos. No primeiro, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e realizarão a redação. No segundo domingo, será a vez das questões de matemática e ciências da natureza.

Os candidatos precisarão se inscrever através da Página do Participante, no site do Inep. Durante a inscrição, é necessário fornecer dados pessoais, de contato e escolher o local de prova. A seleção da língua estrangeira, entre inglês ou espanhol, também faz parte do processo.

Destaques