Santana do Paraíso promove ações contra abuso infantil
Cidade organiza semana de mobilização para conscientizar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Por Plox
13/05/2025 11h46 - Atualizado há 2 dias
Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Santana do Paraíso deu início nesta segunda-feira (13) a uma série de ações em alusão à campanha “Faça Bonito”, voltada para a conscientização e o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A programação se estende até o dia 18 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a semana, diversas escolas da cidade estão recebendo atividades educativas e mobilizações organizadas com o apoio de instituições que integram a rede de proteção. Entre os envolvidos estão o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), organizações da sociedade civil, além das secretarias municipais de Saúde e Educação.
As ações visam mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade para participar da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento desses jovens em ambientes seguros e livres de qualquer forma de abuso ou exploração. Em uma das declarações da secretária de Assistência Social, Ana Paula Bitencourt, ela destacou:
“Os dados reforçam a importância de campanhas educativas e ações preventivas junto à comunidade escolar e à rede de proteção. Precisamos dialogar diretamente com crianças, adolescentes, professores e com as famílias, para criar um ambiente mais atento, seguro e acolhedor. As escolas são espaços fundamentais para o fortalecimento dessa rede, pois é ali que muitas situações de vulnerabilidade podem ser percebidas com mais rapidez”
.
Segundo dados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, e analisados pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o Brasil registra, em média, 673 casos de violência contra crianças de até seis anos por dia. O levantamento revela ainda que, em 84% dos casos, os agressores são pessoas próximas da vítima, como pais, madrastas, padrastos ou avós.
A agenda da mobilização iniciou na terça-feira, 13 de maio, com interações nas escolas Josefino Anício de Oliveira, no bairro Residencial Paraíso, e José Dias Bicalho, no Centro da cidade. Ambas as ações incluíram passeatas com carro de som nos arredores das instituições, contando com a participação de estudantes e membros das instituições parceiras.
Na quarta-feira, 14 de maio, foi a vez das escolas João Matias de Oliveira, no bairro Industrial, e o Anexo II da Escola Idalino Anâncio dos Santos, no bairro Cidade Nova, também receberem as atividades da campanha. A quinta-feira, dia 15, contou com a mobilização na unidade da Escola Idalino Anâncio dos Santos no bairro Águas Claras, mantendo o formato de passeatas educativas.
Encerrando a semana, na sexta-feira (16), das 8h30 às 11h30, foi iniciada uma capacitação com foco em escuta especializada, direcionada à rede de atendimento a crianças e adolescentes. Esse ciclo de formação será dividido em três encontros, com as próximas etapas marcadas para os dias 22 de maio e 2 de junho. Participam da capacitação profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, conselhos tutelares e organizações civis, reforçando o trabalho intersetorial da rede de proteção.
A semana “Faça Bonito” reforça a importância do envolvimento comunitário e institucional na proteção da infância, tornando-se um marco importante para Santana do Paraíso na luta contra a violência sexual infantil.