Bolsonaro exonera Santos Cruz e nomeia general do Exército Luiz Eduardo Ramos

O novo integrante do governo já comandou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti

Por Plox

14/06/2019 00h22 - Atualizado há quase 5 anos

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, deixou de fazer da equipe do presidente Jair Bolsonaro. A exoneração foi publicada na edição desta sexta-feira, 14 de junho, no Diário Oficial da União (DOU). Quem ocupará o cargo deixado por ele será o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, que no mesmo decreto consta sua nomeação. 

(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil )

Santos Cruz teria demonstrado que não estava alinhado ao governo- Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 

 

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, agradeceu a atuação do ex-ministro, e informou, por meio de um comunicado: "O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo".

Bolsonaro escolheu Luiz Eduardo que é comandante militar do Sudeste. O novo dirigente da Secretaria de Governo já comandou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e foi vice-chefe do Estado-Maior do Exército. Segundo fontes ligadas à ala militar, ele “tem mais traquejo político, é bem humorado e tem decisões rápidas”. Luiz Eduardo é cristão evangélico. 

Luiz

Luiz Eduardo Ramos Baptista é o novo secretário de Governo-Foto: Reprodução/Força Expedicionária Brasileira


Santos Cruz participou de audiência na Comissão de Transparência, no Senado Nacional. Lá, ele defendeu que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, continue no ministério. Depois, no final da manhã dessa quinta-feira, 13, Cruz foi comunicado da demissão em reunião dele com o presidente Bolsonaro, no Palácio do Planalto.


Há especulações de que a baixa do general teria sido atribuída a desalinhamentos com o presidente em relação à comunicação e a uma centralização de poder na Secretaria de Governo. Carlos Bolsonaro, vereador do PSC tecia críticas a Santos Cruz, que também teria entrado em debates com Olavo de Carvalho, escritor. Nesses embates, o presidente não demonstrou apoio ao seu ministro. 

Atualização 10h45

Destaques