Senador norte-americano Bernie Sanders se diz contrário à condenação de Lula

O ex-presidente está detido na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril do ano passado. 

Por Plox

13/06/2019 13h36 - Atualizado há quase 5 anos

O senador norte-americano Bernie Sanders se diz contrário à condenação do ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT). Sanders utilizou seu Twitter nessa quarta-feira, 12 de junho, para externar seu apoio ao político brasileiro e a revogação de sua prisão. Lula está detido na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril do ano passado. 

(foto: Twitter/Reprodução)

Sanders usou seu Twitter para se manifestar- Foto: Twitter/Reprodução


O político americano, que é pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, escreveu: "Durante sua presidência, Lula reduziu dramaticamente a pobreza e permanece, ainda hoje, como o político mais popular do Brasil". Ele afirmou: “Eu estou com líderes políticos e sociais do globo que estão pedindo ao Judiciário brasileiro para libertar Lula e anular sua condenação”. Na mesma postagem, Sanders usou um link com a reportagem do site The Intercept Brasil, que fez reportagens de supostas conversas vazadas por hackers entre o ministro da Justiça Sérgio Moro, na ocasião juiz federal, e Deltan Dallagnol, procurador da Lava-Jato.

Twitter

Pedido de liberdade
O pedido de liberdade de Lula pela sua defesa, que aponta a suspeição do ex-juiz Moro, deve ser julgado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 25. No início da sessão dessa terça-feira, 11, o ministro Gilmar Mendes pediu a inclusão do habeas corpus na pauta do dia 25 deste mês, o que foi acolhido pelo presidente da Segunda Turma, Ricardo Lewandowski.

Atualização 15h23

 

Destaques