Grupo de mineiros brasileiros é sequestrado e torturado no México
Seis homens e uma mulher, que planejavam entrar ilegalmente nos EUA, foram sequestrados e espancados com pedaços de madeira.
Por Plox
13/06/2024 07h26 - Atualizado há 11 meses
Um vídeo viralizado nas redes sociais nesta quarta-feira (12/6) mostra um grupo de mineiros de Governador Valadares e Teófilo Otoni sendo torturados em Cancún, México. Seis homens e uma mulher, que planejavam entrar ilegalmente nos EUA, foram sequestrados e espancados com pedaços de madeira.

As imagens chocantes mostram um homem e uma mulher recebendo pauladas nas nádegas. O homem aparece chorando e clamando por Jesus para que a tortura parasse. O grupo de brasileiros aguardava para seguir em direção à fronteira dos EUA quando foi abordado por coiotes não pagos, segundo a imprensa mexicana.
Os agressores, identificados como taxistas de Cancún, armaram uma emboscada para os brasileiros. Após entrarem em um veículo de transporte por aplicativo, o carro foi cercado por dois outros veículos e todos os ocupantes foram levados para uma área de mata.
Os sequestrados, incluindo um motorista de aplicativo, foram mantidos em cativeiro por cerca de 12 horas, conforme relatado pelo jornal mexicano “El Heraldo”. Durante esse período, eles foram espancados, torturados e tiveram todos os pertences roubados. Posteriormente, foram libertados e precisaram caminhar por quatro quilômetros até serem socorridos por agentes da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito Benito Juárez.
Três vítimas, dois homens e uma mulher, foram hospitalizadas. Os outros permanecem sob custódia da polícia mexicana, que investiga o caso. O presidente da Associação de Hotéis de Cancún, Jesús Almaguer, declarou que está pressionando as autoridades para punir os responsáveis: "É terrível que eles machuquem tanto a imagem da cidade."
O Sindicato Andrés Quintana Roo, acusado de envolvimento, não se manifestou. O Itamaraty, questionado sobre o ocorrido, ainda não apresentou nenhuma posição oficial do governo brasileiro.