Sebrae Minas iá capacitar micro e pequenas empresas em MG
Programa Encadeamento Produtivo inicia inscrições em Santana do Paraíso
Por Plox
13/06/2024 10h12 - Atualizado há 6 meses
O Sebrae Minas e a InterCement Brasil S.A. lançaram inscrições para o Programa de Encadeamento Produtivo, destinado a capacitar 30 micro e pequenas empresas fornecedoras de produtos e serviços em Minas Gerais. A apresentação do programa ocorrerá em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, no dia 18 de junho.
Desenvolvimento e competitividade das pequenas empresas
O programa visa desenvolver micro e pequenas empresas, inserindo-as na cadeia de valor de grandes corporações. O foco é melhorar a gestão, competitividade e apoiar a transformação digital dos negócios com potencial para fornecer à InterCement.
“Queremos promover a integração entre pequenas e grandes empresas dentro da cadeia de valor, criando oportunidades que aproximem essas organizações, diversificando mercados e reduzindo o grau de dependência mútua. Além disso, é crucial investir no desenvolvimento e no aumento das competências das micro e pequenas empresas, capacitando-as para atender melhor às demandas do mercado. Assim, esses empreendimentos poderão crescer com solidez, expandindo o mercado de atuação para além da InterCement”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Critérios de inscrição e segmentos participantes
Para se inscrever, as empresas devem ser formalizadas, ter faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e estar localizadas nas proximidades da unidade da InterCement em Santana do Paraíso. Serão priorizados fornecedores dos setores de usinagem, construção civil, hidráulicos, administrativos, segurança, limpeza, transporte, logística, topografia, mecânica, análise de óleo, torqueamento de parafusos, emenda de correias transportadoras, além de locação de compressores, guindastes, caminhões-pipa, manutenção de ar condicionado, elétrica, extintores, recondicionamento de motores, consultorias técnicas e produção de placas de sinalização.
Duração e atividades do programa
O programa, subsidiado pelo Sebrae Minas, tem duração de 18 meses e início previsto para junho. As empresas selecionadas passarão por um diagnóstico para avaliar sua competitividade e receberão cursos e consultorias em diversas áreas de gestão. Também haverá apoio para inovar em produtos, serviços e processos, além de acesso a novos mercados.
“A ideia é reduzir a dependência que as pequenas empresas geralmente têm de uma empresa de grande porte. Além disso, queremos melhorar a gestão de seus processos internos, e contribuir para o nivelamento dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, principalmente, o de grandes compradores,” afirma Marcelo Silva.
Apoio a microempreendedores individuais
Além das 30 empresas fornecedoras da InterCement, outros 20 microempreendedores individuais (MEI) das regiões próximas a Santana do Paraíso receberão apoio do Sebrae Minas para remodelagem de seus negócios ao longo de seis meses. Eles também terão acesso a capacitações em gestão e apoio para participar de feiras e eventos do setor, fomentando o desenvolvimento econômico e social das localidades ao redor das unidades da InterCement.
Histórico da parceria
Esta é a segunda vez que Sebrae Minas e InterCement firmam parceria através do Programa de Encadeamento Produtivo. A primeira iniciativa, de 2015 a 2018, beneficiou 60 empresas nas unidades de Ijaci, Pedro Leopoldo e Santana do Paraíso. Posteriormente, o projeto foi expandido para as unidades no Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul, alcançando mais de 233 pequenos negócios.
Evento de lançamento
O lançamento do Programa de Encadeamento Produtivo Sebrae – InterCement na unidade Vale do Aço será no dia 18 de junho. As inscrições podem ser feitas através do link para inscrição.
Contato para a imprensa
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira
(31) 98250-1752
[email protected]
mg.agenciasebrae.com.br