Ipatinga reduz grau de transmissibilidade da Covid-19, afirma Prefeitura

Segundo a Prefeitura, a microrregião de Ipatinga também apresenta a menor taxa de transmissibilidade entre todas do Vale do Rio Doce

Por Plox

13/07/2020 17h07 - Atualizado há quase 4 anos

Em pouco mais de 30 dias, a cidade reduziu o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus. No início do mês de junho, o índice estava em 1,99 (considerado o pior do Estado naquele período), e ele foi achatado, neste momento, para 1,09.  

As informações foram anunciadas em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (13), na Secretaria de Estado de Saúde.

 

PREFEITURA-IPA-2Foto: divulgação/PMI
 

Além desta expressiva redução, a microrregião de Ipatinga também apresenta a menor taxa de transmissibilidade entre todas do Vale do Rio Doce. Caratinga está com índice de 1,25, enquanto na microrregião de Coronel Fabriciano ele é de 1,19. 

A Secretária Municipal de Saúde, Érica Dias, explica que “o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) do novo Coronavírus em Ipatinga está estável. Ou seja, para cada doente, registramos menos de um caso secundário. Isso é uma notícia que muito nos alegra, mas não significa que temos que baixar a guarda, a luta continua”, explica a titular da pasta. 

Ações 
O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, frisou as inúmeras ações que o município tem realizado e que contribuem para o abrandamento da taxa de infecção na cidade. 

O chefe do Executivo também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho dos servidores da Prefeitura de Ipatinga, principalmente os da área da saúde, “pelo trabalho incansável e comprometido na luta contra o Coronavírus”. 

Outro ponto destacado por Nardyello, em relação à redução da RT na microrregião de Ipatinga, são as medidas de isolamento social realizadas pelo município. 

“Quando recebemos a notícia de que Ipatinga estava com o indicador de transmissibilidade de 1,99, considerado um índice de alto risco, se fez necessário o fechamento do comércio por um ciclo de 15 dias. Assim o fizemos, com a visão de uma nova avaliação dos números dentro deste período, enquanto uma série de outras providências eram tomadas. Em seguida fortalecemos a saúde pública da nossa cidade com a ampliação dos leitos de UTI e Enfermaria, além da testagem em larga escala que estamos realizando. Ao mesmo tempo, retomamos a economia da nossa cidade de uma forma gradual e com responsabilidade, visando exatamente reduzir a taxa de contaminação. Esse resultado é um indicativo de que o Governo municipal tem se pautado por decisões corretas que visam principalmente a vida humana, mas sem esquecer das atividades econômicas que são de extrema importância”, pontuou Nardyello. 

Testagem 
O chefe do Executivo reforça que Ipatinga, atualmente, é a cidade do Estado de Minas Gerais que mais realiza testes para diagnóstico da Covid-19.

“Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento mais de 13 mil testes para checagem de casos de Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Ipatinga já realizou 32 vezes mais testagem para cada cem mil habitantes do que o Estado de Minas Gerais. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, disse o prefeito Nardyello Rocha.
 

Destaques