Brasil e Paraguai destroem mais de mil toneladas de maconha em megaoperação
Ação conjunta erradicou 332 hectares de plantações ilegais e inutilizou toneladas da droga em sua 51ª fase
Por Plox
13/07/2025 09h07 - Atualizado há 1 dia
A Polícia Federal do Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD), concluiu, na última sexta-feira (11), a 51ª fase da Operação Nova Aliança, considerada a maior iniciativa internacional de erradicação de plantações de Cannabis sativa no mundo.

Durante a operação, as equipes destruíram 142 plantações ilegais, espalhadas por uma área total de 332 hectares. Também foram desativados 122 acampamentos utilizados por narcotraficantes, onde funcionavam estruturas para o cultivo e preparo da droga. As forças de segurança ainda apreenderam 18 prensas, usadas na compactação da maconha.
Segundo informações da Polícia Federal, foram inutilizados 71.210 quilos de maconha picada, 6.100 quilos da droga já prensada e 1.570 quilos de sementes, totalizando cerca de 1.074 toneladas de entorpecentes retirados de circulação antes de chegarem ao mercado consumidor.
A Operação Nova Aliança, que já está em execução há 13 anos, soma mais de 43 mil toneladas de maconha destruídas desde seu início. De acordo com a PF, a ação evidencia a relevância da cooperação internacional no combate ao narcotráfico, à lavagem de dinheiro e à degradação ambiental provocada pela atividade criminosa.